X
Menu
X

5 dicas para manter o clareamento dental após o procedimento

dicas para manter o clareamento dental

O clareamento dental surgiu como forma de remover manchas e a cor amarelada que os dentes ganham com o passar do tempo. Seja pelo próprio envelhecimento, seja por hábitos como de fumar ou tomar muito café – até mesmo alguns alimentos podem manchar os dentes, o fato é que em determinado momento as pessoas sentem que precisam de um sorriso melhor, com dentes mais brancos.

Apesar de ser um procedimento estético, o clareamento dental deve ter o acompanhamento de um profissional, que dará orientações antes, durante e para o pós-clareamento. É bem importante que o paciente esteja ciente de que a falta dos cuidados pós-clareamento podem acarretar problemas como sensibilidade, agravamento de algum problema dentário ou bucal e mesmo os dentes ganharem um aspecto artificial. Algumas dicas ajudam com esses cuidados, aumentando a eficácia do processo.

5 dicas para manter o clareamento dental após o procedimento

Especialistas apontam para o fato dos cuidados após o clareamento dental aumentarem em até um ano a durabilidade do resultado do procedimento.

  1. Alimentos com alto grau de pigmentação

Vinho tinto, beterraba, molhos vermelhos e café, citando alguns, são alimentos que têm alta concentração de corante e podem manchar os dentes mais facilmente. É claro que ninguém irá cortá-los definitivamente do cardápio, mas devem ser evitados nas primeiras 48 horas, que são cruciais e exigem cuidados redobrados.

Nesse período, as bebidas podem ser tomadas de canudinho, que ajudará a evitar o contato direto dos corantes com os dentes. Intercalar com um copo d’água também ajuda a eliminar as substâncias mantendo a boca saudável. Mas o cuidado mais importante é fazer uma boa higienização bucal depois de consumi-los (se não for possível, um bochecho com água é um bom truque para amenizar o os efeitos dos corantes até que seja possível fazer a higienização correta).

  1. Cuidado com o creme dental que irá usar

O tipo de pasta de dente que você usar após o clareamento também pode ser determinante na eficácia do tratamento. Alguns enxaguantes e cremes dentais possuem corantes que podem manchar, opte pelos cremes dentais que prometem o clareamento dos dentes, pois eles ajudam a bloquear os fatores externos, como o contato com a  nicotina, por exemplo.

  1. Use fio dental

Todos sabem dos efeitos do fio dental, ele ajuda a eliminar as sujeiras que se “escondem” e que, caso não sejam retiradas, podem formar manchas amarelas entre os dentes. Por ser um local onde a escova não alcança, somente o fio dental pode fazer essa limpeza.

  1. Use uma escova de dentes de qualidade

Nunca é demais lembrar que a escova de dentes também é fator determinante para ajudar a manter a boa higiene bucal – inclusive  para ajudar o clareamento a durar mais tempo. Uma boa escova vai fazer a limpeza adequada, evitando que os corantes fiquem por muito tempo em contato com os dentes, por exemplo. O dentista pode ajudar, indicando a escolha certa para a sua escovação.

  1. Visite regularmente o dentista

Esta última dica parece meio óbvia – mas só parece. Visitar regularmente o dentista, somado aos outros cuidados, ajudará a prolongar a eficácia do tratamento, pois ele fará o acompanhamento e informará se você está cuidando direito dos seus dentes, indicando o que pode ser melhorado.

Share