X
Menu
X

A partir de quantos anos é importante consultar o dentista?

A partir de quantos anos é importante consultar o dentista?

Todos os papais e mamães ficam em dúvidas com algumas questões com seus filhos. Como por exemplo, os assuntos relacionados a sua higiene dental. Afinal, quando chega o momento de levar o pequeno ao dentista? É importante citar que, lá pelos seis meses de idade do bebê, quando notamos uma erupção dos primeiros dentes de leite, é necessário procurar a ajuda de um dentista, o odontopediatra.

Como o Dentista pode ajudar:

O profissional fará uma avaliação da boca da criança e a orientará quanto à higienização correta de seus dentes. O dentista também poderá ajudar os pais quanto à questão do uso de chupetas e o que fazer para aliviar os incômodos e as dores que o bebê costuma ter nessa época da vida. Saiba que entre os 2 e 3 anos de idade, o pequeno já pode apresentar uma dentição decídua na boca, com 20 dentes, e por isso é muito importante adquirir o hábito da escovação dental, já que os dentes de leite ficam suscetíveis às mesmas lesões que podem ocorrer em um dente permanente. Lembrando que a partir dessa etapa da infância é essencial ter todo um acompanhamento de seis em seis meses no dentista, com o objetivo de evitar lesões de cárie nos dentes, entre outros problemas que podem surgir.

Dessa forma, o dentista também consegue analisar precocemente o aparecimento de qualquer má oclusão ou desordens na dentição da criança. Já aos seis anos de idade, fase em que a criança começa a ter os seus primeiros dentes permanentes, é fundamental ir ao dentista para garantir a saúde dos novos dentes do pequeno. É importante que os pais acostumem seus filhos desde pequenos a ir ao dentista, pois dessa forma ele não terá tanto medo do dentista, já que estará habituado com os tratamentos dentários e ao ambiente da clínica odontológica.

Share