A saúde bucal na gravidez

A saúde bucal na gravidezAs futuras mamães não podem se esquecer dos seus tratamentos dentários por conta da gravidez, isso é errado, a saúde bucal da mulher é muito mais importante nesta época de sua vida. Com um bebê a caminho, a quantidade de tarefas a serem feitas é maior do que antes e, com isso, a ida ao dentista sempre vai ficando para depois e não pode.

Quando se descobre a gravidez, é necessário que agende uma consulta para ele ver se é preciso fazer algum tratamento. O aumento da alimentação da mulher, neste período, é maior e causa alguns problemas como gengivite, cárie e tártaro. Como algumas mulheres enjoam, elas tendem a escovar menos os dentes e isso é um erro.

Risco de parto prematuro

Se a mulher não se cuidar pode acarretar não somente uma cárie, conforme pesquisas das universidades Case Western Reserve e Yale, nos Estados Unidos, as doenças periodontais podem fazer com que os bebês nasçam antes do tempo.

Neste estudo foram avaliadas 46 mulheres em gravidez de risco. Ao testarem o líquido amniótico, encontraram em 19 mulheres uma bactéria. Nosso corpo reage contra as bactérias e libera substâncias de defesa contra ela e, no caso da gestante uma delas, a prostaglandina pode induzir a contração uterina causando o parto prematuro e crianças com baixo peso.

Quais os cuidados que as gestantes devem tomar com os dentes

Os cuidados que todos os outros devem ter, uma boa escovação, passar fio dental e fazer bochecho com antisséptico. Se caso ocorrer eventuais sangramentos, isso quer dizer que existe alguma anormalidade, portanto consulte sempre seu dentista.

Na gestação, enquanto o bebê está na barriga crescendo, ele acaba ‘roubando’ vitaminas e minerais e, com o crescimento dele, acabamos comendo mais que o normal. Os médicos sugerem manter uma alimentação saudável e balanceada, fazendo isso o seu bebê receberá quantidades ideais para sua formação.

Quais procedimentos a gestante não pode fazer

Tecnicamente, nenhum, a mulher gravida pode realizar todos os procedimentos na clinica de ortodontia em Brasília.  Primeiramente, se a gravidez ainda não é pronunciada, não está aparecendo a barriguinha, é imprescindível que avise ao dentista para ele se preparar. Como dissemos, a gestante pode fazer todos os procedimentos, mas a sua execução é diferente.

Quando necessário tirar Raio X, para qualquer tratamento, a diferença é que a roupa de chumbo será colocada na barriga também, protegendo o feto. Se for preciso anestesiar a boca, não se preocupe, hoje as anestesias dentárias estão mais modernas, diferente da tradicional, os anestésicos que são próprios para gestante não provocam o estreitamento dos vasos sanguíneos, é isso que poderia prejudicar a gestação. Elas estão mais seguras.

Os tratamentos de estética dentária, como o clareamento dental ou mesmo correcional, como no caso dos aparelhos dentários, a gestante pode fazer sem nenhuma contra indicação.