X
Menu
X

Aftas na Boca

É uma ulceração, isto é, rompimento da camada epitelial da mucosa oral, com exposição das terminações nervosas, e consequente reação inflamatória e resposta dolorosa.

A afta é comum e recorrente e não é transmissível. Pode aparecer em grupos ou isoladas. Geralmente a afta se inicia com um pequeno trauma local, como uma mordida no lábio, irritação por instalação de aparelhos dentários, ou mesmo, um esbarrão da escova.

Pode ser potencializada por alimentos ácidos, estresse e variações hormonais, além de ser associada a alguma deficiência do sistema imunológico, predisposição genética, doenças sistêmicas, doença auto-imune, medicamentos etc.

Cura-se a afta normalmente em 1 ou 2 semanas sem necessitar tratamento algum; entretanto, existem pomadas próprias para aderir à mucosa oral com efeito anti inflamatório e analgésico. A “laser” terapia pode ser utilizada, pois diminui a inflamação e a sensação dolorosa.

A importância da Higiene bucal

Manter a higiene é importante para evitar infecção secundária e maiores complicações. Evite o consumo de alimentos ácidos, salgados e picantes; procure um dentista se as aftas aparecerem muito freqüentemente, se forem grandes (mais ou menos 1cm), se elas sangrarem ou se a dor for muito intensa.

Alimentos ricos em vitamina C e B têm um efeito positivo no tratamento e prevenção das aftas.

Áreas odontológicas relacionadas

A especialidade odontológica mais indicada para o tratamento da afta é a Patologia.

Share
Faça sua pergunta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *