X
Menu
X

Alimentos que devem ser evitados por quem usa aparelho dentário

Alimentos que devem ser evitados por quem usa aparelho dentário

Os aparelhos dentários fixos são recomendados para casos mais graves, quando usar aparelho ortodôntico móvel não é suficiente para realizar as reparações necessárias.

Ele é utilizado durante 24 horas por dia e não sofre interferências do paciente durante o tratamento, o que garante uma eficácia maior e mais rápida. Os aparelhos ortodônticos fixos são formados por algumas peças, que juntas exercem uma força sobre os dentes, fazendo com que eles se movimentem para o local desejado.

Os braquetes, o arco e os acessórios que compõem o aparelho, apesar de serem bem colocados, são um dos motivos de preocupação para quem precisa usá-los. Os pacientes geralmente tem dúvidas sobre o tempo necessário do tratamento, o jeito certo de realizar a escovação e quais alimentos exigem um cuidado especial para não danificar nenhum braquete ou fio metálico.

Não existem restrições específicas de alimentos para quem usa o aparelho dentário fixo, mas é importante comer do jeito certo e evitar algumas comidas.

Alimentos que devem ser evitados:

Alimentos muito duros, como pipoca, pirulito e amendoim, que podem danificar o aparelho e ficarem presos em alguma peça, o que é prejudicial para a saúde e higiene do dente;

Frutas: Não tente cortá-las inteiras com os dentes, porque o risco de quebrar alguma parte do aparelho é grande. Então corte as frutas em pedaços;

Alimentos que grudam nos dentes, como chicletes, balas e doces em geral. Evitar açúcar em excesso, tanto em doces quanto em refrigerantes.

Algumas atitudes também são importantes durante a alimentação, por isso coma devagar e corte o alimento em pequenos pedaços. Usar sempre o fio dental, escovar os dentes da maneira correta, principalmente após as refeições, ir regularmente ao dentista para a manutenção do aparelho dentário e usar os elásticos do jeito certo fazem toda a diferença durante o tratamento.

Share