X
Menu
X

Aparelho dentário fixo: o que é e como funciona

O que é Aparelho Dentário Fixo

Os aparelhos ortodônticos são indicados para corrigir o posicionamento dos dentes e outros problemas de formação, que podem provocar cáries, doenças na gengiva e até mesmo uma baixa na autoestima do indivíduo. Existem os tipos móveis e fixos, que são indicados para casos específicos, de acordo com as necessidades do paciente, podendo ser realizado em praticamente todas as idades. Eles exercem uma força sobre os dentes, através dos fios, geralmente metálicos, fazendo com que eles fiquem no local correto em um lento movimento ao longo do tratamento.

Os aparelhos dentários fixos são indicados para reparações mais graves e complexas, pois são utilizados 24 horas por dia, sem interrupções. Com os avanços tecnológicos, existem diversos modelos diferentes, mas os mais comuns são os convencionais e os autoligáveis. Os implantes dentários em Brasília são formados por várias peças, cada uma delas com sua função, e juntas contribuem para que a correção seja mais rápida e positiva, através da tração, que puxa ou empurra os dentes para o sentido desejado, realizando uma força contínua.

As peças que compõem os aparelhos fixos:

· Os braquetes, que são pequenos suportes de aço colados no dente, responsáveis por permitir a aplicação de força;
· O arco é responsável pela movimentação dentária e é formado por fios metálicos que passam pelos braquetes;
· As borrachinhas ou ligaduras fixam o arco nos braquetes e também possibilitam o movimento dos dentes;
· Acessórios, como os elásticos, auxiliam para um resultado positivo durante o tratamento.

Os aparelhos fixos convencionais podem conter braquetes metálicos ou transparentes e são realizadas consultas mensais para a manutenção do aparelho. Já os autoligáveis são de uma tecnologia bem mais avançada e suas peças são diferentes e de encaixe próprio, possibilitando um tratamento mais rápido.

Qualquer que seja o tipo de aparelho e sua finalidade, é importante ressaltar que o cuidado com a higiene bucal, como utilizar diariamente o fio dental e realizar a escovação correta, dando uma atenção especial para a área ao redor dos braquetes, é imprescindível para a manutenção do aparelho e saúde do paciente.

Share