X
Menu
X

Apertamento dos dentes e bruxismo

Apertamento dos dentes e bruxismoO bruxismo é uma parafunção oral de causa multifatorial. Consiste no hábito de apertar e ranger os dentes.

Os pacientes relatam sentir cansaço, dor nos músculos da face e pescoço ou dor de cabeça durante o dia ou ao acordar. A causa está quase sempre associada ao estresse emocional, mas também está associada ao aparecimento desta parafunção, a má oclusão, disfunção da articulação mandibular e perdas dentárias, podendo ocorrer em qualquer faixa etária.

O apertamento geralmente ocorre durante o dia, e o paciente somente se dá conta do problema quando o instigam a observar sua ocorrência. O hábito de ranger os dentes ocorre normalmente durante o sono, de maneira inconsciente, e exerce uma força muito maior sobre eles.

Além dos sintomas já citados, o bruxismo pode também causar desgaste dos dentes em vários graus até sua destruição total ou destruição do suporte ósseo devido aos traumas constantes, levando à mobilidade e até a perda dos dentes, distúrbios da articulação mandibular, como estalidos, restrição na capacidade de abrir a boca e dores.

Qual o tratamento para o Bruxismo?

Diagnosticado o problema será necessário reconhecer suas causas. O dentista pode confeccionar uma placa para o paciente dormir, que protege os dentes do atrito, já que é durante o sono que eles recebem as cargas mais deletérias.

Os dentes podem ainda necessitar algum grau de reconstrução que pode ser feita por resinas, facetas de porcelana ou implantes dentários.

Pode ser necessário um ajuste oclusal com desgastes seletivos dos dentes. Em alguns casos o uso de aparelhos ortodônticos pode ajudar, mas como o problema na maioria das vezes tem um fundo psicológico, é muito importante que sejam detectadas as causas do estresse e tentar diminuí-lo. A prática regular de exercícios como Yoga, alongamento, caminhada, natação ou qualquer outro esporte pode ajudar a aliviar o estresse do dia-a-dia. Um banho e uma música relaxante também tem bons efeitos no organismo. Casos de muita ansiedade e depressão podem ser acompanhados por um profissional especialista e medicados, caso haja necessidade.

Áreas odontológicas relacionadas ao tratamento do bruxismo:

As especialidades odontológicas mais indicadas para o tratamento do bruxismo e do apertamento dos dentes são a Disfunção Temporomandibular e Dor-Orofacial, a Prótese dentária, a Ortopedia facial e a Ortodontia em Brasília.

Share
Faça sua pergunta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *