X
Menu
X

Cinco dicas para acabar com a placa bacteriana

como combater a placa bacteriana

A placa bacteriana consiste numa película pegajosa e incolor, composta por bactérias e restos alimentares, sendo formada sobre os dentes. Ela é considerada a principal causa de cárie e gengivite. Caso não seja removida todos os dias, acaba endurecendo e formando o tártaro.

A cárie é provocada quando os ácidos produzidos pela placa bacteriana atacam os dentes, o que acontece, principalmente, depois das refeições. Isso causa o enfraquecimento do esmalte dos dentes e facilita a formação da cárie. Se não for retirada, a placa ainda pode irritar a gengiva ao redor dos dentes, resultando na gengivite (inflamação da gengiva) e da periodontite (perda dos dentes).

Caso você esteja preocupado em como acabar com a placa bacteriana, vamos passar cinco dicas que vão ajudá-lo a se prevenir.

Escovar os dentes

A primeira ação contra a placa é fazer a escovação dos dentes. Para combater o excesso da placa, é importante escová-los, no mínimo duas vezes por dia, durante cinco minutos. Essa ação deve ser feita com pasta dental com flúor e uma escova com cerdas suaves.  Ao escovar, tenha atenção com todas as regiões do dente e da língua.

Após finalizar a escovação, enxágue sua escova de dente e a agite para ela ficar totalmente seca. Independentemente do tipo de escova, é fundamental fazer o uso correto desse acessório para os dentes ficarem limpos e bonitos.

Não se esqueça do fio dental

Mesmo a mais eficiente escovação, não é capaz de retirar a placa escondida entre os dentes. Por isso, é muito importante usar o fio dental diariamente. O ideal é ele ficar ao redor dos dedos indicadores para retirar a sujeira dos dentes e da parte detrás deles.

Enxaguante bucal vale a pena

Para vencer a batalha diária contra a placa bacteriana, o enxaguante bucal é uma excelente alternativa. Ele deve ser usado depois de escovar os dentes e de usar o fio dental, para desinfectar a boca. Fluoreto, gluconato de clorexidina, citrato de zinco são algumas das substâncias dos enxaguantes bucais que ajudam no combate à placa.

Alguns enxaguantes têm um elevado nível de álcool. Por isso, não são indicados para crianças. A melhor opção é adquirir esse produto com elementos, como extrato de semente de toranja, óleo de menta e óleo de árvore-do-chá.

Boa alimentação

Evite alimentos que não fazem bem para os nossos dentes, como balas, chocolates, refrigerantes, entre outros. É mais interessante para a nossa saúde optar por verduras. Elas têm pouco açúcar e ácidos, além de não provocar a placa e nem manchas.

Quando as verduras são crocantes, o movimento de mastigação faz uma espécie de “escovação dos dentes”. Dessa forma, a boca produz uma saliva útil que serve como defesa da placa bacteriana.

Não deixe de ir ao dentista

Escovar os dentes de forma correta, uma dieta equilibrada, usar o fio dental e aplicar o enxaguante bucal são importantes para combater a placa. Porém, é muito importante ir ao dentista, no mínimo, duas vezes por ano. Esse profissional é habilitado para identificar problemas que podem afetar a sua saúde bucal, como cáries, gengivite e outras doenças na gengiva. Além disso, faz uma limpeza de boa qualidade, o que contribui para os seus dentes ficarem mais limpos.

Sem dúvida, é preciso muito cuidado para não perder a guerra contra a placa bacteriana.

Share