X
Menu
X

Cistos bucais

O cisto é uma cavidade patológica revestida de epitélio que pode conter fluidos ou restos celulares. Classificam-se em cistos odontogênicos e não-odontogênicos.
Os cistos odontogênicos dividem-se em: de desenvolvimento e inflamatórios.

Cistos odontogênicos de desenvolvimento:

Cisto dentigero: é o mais comum cisto de desenvolvimento e envolve a coroa de um dente incluso e está unido ao dente pela divisão da coroa com a raiz. Pode haver hipoplasia do esmalte do dente envolvido. É assintomático e descoberto por exame radiográfico quando do atraso de erupção de algum dente. Em alguns casos pode reabsorver a raiz do dente vizinho. O tratamento é a remoção cuidadosa do cisto para erupção do dente ou a sua remoção.
Queratocisto odontogênico: em sua maioria são assintomáticos e descobertos em radiografias. Quando grandes podem provocar dor e inchaço ou não. Eles crescem por dentro do osso sem causar expansão óssea. Os cistos devem ser removidos e o osso curetado. Alguns cirurgiões preconizam a cauterização da região após a remoção devido à alta taxa de recidiva.
Cisto alveolar do recém-nascido: São pequenos cistos superficiais contendo queratina, encontrados na mucosa alveolar de recém-nascidos. Desaparecem espontaneamente após rompimento.

Cistos odontogênicos Inflamatórios:

Cisto periapical: é o cisto mais comum da cavidade oral. Desenvolve-se em resposta à morte e necrose pulpar. Forma um granuloma na ponta do dente (periápice). O granuloma forma-se a partir da luta das células de defesa do organismo (os macrófagos e os linfócitos T principalmente), contra os micro-organismos. Serve para impedir a disseminação da doença. A partir do granuloma há proliferação epitelial formando o revestimento. Então está formado o cisto periapical.
Normalmente são assintomáticos, isto é, não há relato de dor. Podem ser descobertos pela radiografia, aparecendo como uma bolinha na ponta da raiz do dente. Pode ser feito o tratamento de canal com remoção cirúrgica do cisto ou remoção do dente envolvido com curetagem do osso.

Áreas odontológicas relacionadas

As especialidades odontológicas mais indicadas para o diagnóstico e tratamento dos cistos bucais são a Endodontia e a Cirurgia e traumatologia buco-maxilo-facial.

Share

2 thoughts on “Cistos bucais

Adálio Rodrigues de Matos says:

Qual o perigo dos cistos em dentes com canal? Podem evoluir para um câncer?

Fui para um dentista e me diagnosticaram com um cisto. Ainda está na fase de investigação. Vou ter que fazer uma tomografia. Apareceu uma bolha de sangue na gengiva. Estou preocupadíssimo.

    Josafá Martins says:

    Bom dia Adálio,

    Neste caso o ideal é vc procurar um bom especialista em endodontia, não temos como da um diagnostico sem uma consulta(exame clinico em consultório).

Faça sua pergunta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *