Como cuidar das suas facetas de porcelana

Um dos métodos mais rápidos de se eliminar manchas e pequenos defeitos nos dentes e conseguir um sorriso perfeito é a colocação de facetas de porcelana. Trata-se de um procedimento menos invasivo do que a colocação de coroas, pois coloca facetas na superfície do dente, corrigindo imperfeições, espaços ou dentes lascados. Porém, mesmo após a colocação das facetas de porcelanas, para mantê-las intactas e o sorriso atraente, é preciso tomar alguns cuidados especiais com a saúde bucal. Conheça abaixo alguns dos principais cuidados que devemos ter ao colocar facetas de porcelanas.

Higiene:

As facetas de porcelana são imunes a deterioração dos dentes, porém, isso não significa que elas não precisam ser escovadas, principalmente porque os dentes continuam ligados a elas e podem se deteriorar através de pequenas cavidades que podem surgir. Por isso, uma escovação regular com o uso de fio dental é necessária após a colocação das facetas. De preferência, utilize escovas de cerdas macias e uma pasta de dentes que não seja muito abrasiva para fazer com que as facetas durem mais tempo. Lembre-se sempre que os dentes ainda são suscetíveis a cáries.

Gengivas:

As facetas de porcelana tornarão suas gengivas muito mais visíveis, por isso é importante mantê-las sempre saudáveis. Qualquer doença periodontal ou de gengivite poderá causar o recuo das gengivas, onde as facetas estão fixas.

Alimentos muito crocantes:

Para manter a durabilidade e beleza de suas facetas dentárias, evite morder plásticos, metais e mastigar alimentos muito crocantes ou duros, pois eles podem causar riscos, entalhos ou mesmo fraturas nas facetas de porcelana. Se você tem o costume de ranger dentes ou pratica esportes de contato, invista em protetores dentários.

Café, vinho e outros

Assim como os dentes originais, as facetas são suscetíveis a manchas provocadas por vinho, fumo e outros alimentos / hábitos que causam o escurecimento dos dentes. Sempre que estiver em contato com esses alimentos, beba muita água.