X
Menu
X

Como e quando devo higienizar a boca do meu filho?

Higienize a boca do bebê desde seu primeiro dia de vida. Hábitos saudáveis aprendidos nos primeiros meses de vida serão levados para a vida adulta. Faça a limpeza da boca com uma gaze ou a ponta de uma fralda embebida em água filtrada. Com o aparecimento do primeiro dente na boca, comece a fazer a escovação com uma escova de cerdas macias e arredondadas e cabeça pequena. O uso do fio dental também é muito importante.

A criança deve escovar os dentes com a mesma freqüência de um adulto, ou seja, 3 a 4 vezes ao dia ou após as refeições. Os pais devem dar um bom exemplo e tornar o momento divertido e interessante, ensinando-os sobre a importância da higiene e deixando-os realizar a escovação tão logo eles manifestem esse desejo, no entanto, sem deixar de supervisionar e complementar a escovação. Com isso as crianças vão ganhando destreza e habilidade para escovar os dentes sozinhos. É aconselhável que os pais realizem a escovação que precede a hora de dormir porque ocorre uma diminuição na produção de saliva e os dentes ficam mais susceptíveis aos ataques ácidos. Geralmente, após os 9 anos, as crianças já têm mais habilidade para escovar sozinhos devendo ser supervisionados quanto à freqüência e durante a última escovação.

A escovação deve fazer um movimento de “bolinha” nas superfícies de fora e de dentro dos dentes e depois de cima para baixo e de baixo para cima, sempre passando pelas gengivas, de dois em dois dentes. Na parte de cima dos dentes de trás fazemos a “vassourinha” com movimentos de vai-e-vem. Na parte de trás dos dentes da frente posicionamos a escova de pé e puxamos para fora. O fio dental também deve ser usado mesmo em dentinhos de leite(que normalmente possuem muito espaço entre eles) porque a escova não conseguira alcançar todos os espaços.

A Siga Odontologia visa o bem estar de todos os que procuram seus serviços, flexibilizando horários, disponibilizando profissionais especialistas em todas as áreas da odontologia e com três unidades de grande porte para melhor atendê-lo.

 

Share
Faça sua pergunta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *