X
Menu
X

Como fazer uma boa higiene bucal do bebê

Boa higiene bucal do bebêPara as mamães de primeira viagem este artigo é cheio de dicas super importantes, pois não pense que mesmo o bebê sem dentes não é necessário fazer uma limpeza na gengiva dele, é de máxima importância que elas sejam higienizadas.

Por que fazer higiene bucal no bebê?

Simples, essa limpeza evita infecções e ainda auxilia na saída dos dentes.

Para os bebês que ainda não possuem dentes indicamos que se pegue uma gaze ou a fraldinha, enrole no dedo indicador e molhe na água filtrada, deixe bem úmida, depois é só passar com cuidado na gengiva embaixo, em cima, na bochecha e na língua. Achou ruim? Nas farmácias é possível encontrar uma dedeira feita de material atóxico que ajuda na tarefa também! Fazendo direito a higienização, o leite acumulado sairá e a boca do seu bebê ficará limpinha.

Quando fazer a higienização bucal no bebê?

Sempre após as mamadas. Se caso o bebê fique desconfortável, diminua para duas ou uma vez, mas é bom que faça diariamente e com muito cuidado, a boca dos bebês são delicadas portanto, todo cuidado é pouco.

Já para os primeiros dentinhos, recomendamos que continue com a gaze. Além da prevenção, auxilia na saída de mais dentinhos, como a gengiva coça, quando você faz esse procedimento ajuda a criança a aliviar o incômodo. Você pode oferecer também mordedores ou maçã e cenoura, como são alimentos mais durinhos, eles vão ficar mastigando e com isso coçando a gengiva. Isso vai acontecer quando o bebê estiver por volta dos seis meses e é bom procurar uma clínica odontológica especializada em odontopediatria para começar o acompanhamento da criança.

Qual escova de dentes é adequada para um bebê?

Já saíram mais dentinhos e agora a gaze não está mais ajudando e você está procurando uma escova mais adequada para seu bebê? As melhores marcas colocam em sua embalagem a idade para cada tipo de escova que eles possuem. Mas lembre-se, a boca das crianças são pequenas, então procure uma com a cabeça menor, isso faz com que a limpeza seja melhor realizada e, claro, com as cerdas macias para não machucar.

Porém, a escova para a criança é mais indicada quando os dentes do fundo começam a despontar, pois como possuem mais reentrâncias a gaze pode não limpar corretamente.  Lembrando que o creme dental não deve conter flúor, para saber qual é o melhor para seu filho, converse com seu dentista, ele é a pessoa mais indicada para lhe orientar.

Share
Faça sua pergunta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *