X
Menu
X

Como manter a saúde bucal na Páscoa

Como manter a saúde bucal na PáscoaEstá chegando a Páscoa e com ela o consumo excessivo de chocolate, tanto pelas crianças quanto pelos adultos. Mas isso é prejudicial à saúde da sua boca? Bom, tudo o que é demais não faz bem, já falavam os mais velhos, não é mesmo? E com os doces é assim também. Claro que comer chocolate não irá fazer mal instantaneamente aos dentes, contudo, se não haver uma escovação correta, ai sim poderemos ter algum imprevisto como cáries e dores de dentes.

Escovação dos dentes

Para que a sua boca esteja sempre protegida, é importante fazer uma boa escovação. Como já falamos no Guia da escovação correta, é importante reservar um tempinho para a escovação. Escolher a escova certa para cada etapa da vida é um dos passos primordiais para que o processo seja feito corretamente. Existem escovas para bebês, crianças, adolescentes, adultos, para os que possuem aparelho, para os que possuem dentadura, como percebem, o mercado tem inúmeros modelos para satisfazer cada consumidor, por isso escolha um modelo e uma pasta de dente que contenha flúor.

Não pode se esquecer de passar fio dental para tirar qualquer resquício que a escova não alcança e pode-se usar também o enxaguante bucal, ele deixará a sensação de limpeza por mais tempo.

Sempre recomendamos que faça pelo menos duas vezes por ano uma consulta com o seu dentista para acompanhamento e prevenção de possíveis danos a sua boca. É de suma importância essas consultas para uma boa saúde bucal.

Chocolate e Páscoa

É uma injustiça falar que comer chocolate irá lhe deixar com cáries. Não é o chocolate que causa isso e sim o açúcar que contém nele, por isso o chocolate mais recomendado é os que possuem mais cacau em sua composição como o meio amargo e amargo.  Claro que de vez em quando você pode comer um ao leite.

Para quem possui aparelho dentário, todo cuidado é pouco com os braquetes. Evite comer chocolates crocantes ou com adição de caramelos que podem grudar, dê preferência aos puros, assim evita quebrá-los.

Os dentistas recomendam que se consuma doces uma vez por dia e de preferência no horário do almoço, pois a noite a produção de saliva cai e a proliferação de bactérias é maior, por isso nada de ‘esquecer’ de escovar os dentes antes de dormir. E sempre escove os dentes até 15min depois das refeições, isso auxiliará no combate da placa bacteriana que se instala e corroem os dentes neste tempo.

Share
Faça sua pergunta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *