Cuidados especiais com a boca

Matéria Cuide da boca e evite doenças em outras partes do corpo
Da boca para o corpo
Por: DIOGO SPONCHIATO
Design GLENDA CAPDEVILLE

BOCA NA MIRA
Como ela é um ambiente favorável a infecções, não é de estranhar que, diante de pessoas debilitadas, os médicos lhe indiquem cuidados especiais. O livro Odontologia e Saúde Geral, organizado pela dentista Juliana Villalba, enfatiza a importância, por exemplo,de salvaguardar a boca de quem passa por uma quimioterapia. Afinal, mais enfraquecido, o organismo desses indivíduos que enfrentam um câncer sofre com os prejuízos às mucosas e aos dentes inerentes ao tratamento uma espécie de preço para derrotar o tumor.

SEMPRE PRESENTES
Pesquisadores da Universidade de Taubaté (UNITAU), no interior paulista, foram atrás dos micróbios que assolam bocas umas com mais dentes do que outras. Acompanharam 330 indivíduos de bebês a setentões. E descobriram que até mesmo os banguelas tinham agentes causadores de doenças. Isso só realça quão essencial é escovar a língua. Se as bactérias não são removidas de lá, podem ir direto para os dentes, quando eles existem, diz José Roberto Cortelli, coordenador do estudo. Detalhe: os germes também foram achados em bocas cheias de implantes. Nelas, eles podem detonar uma inflamação, a periimplantite.

Fonte:
Editora Abril