X
Menu
X

Dicas para Limpar o seu aparelho dentário

Dicas para limpar o seu aparelho

A colocação de um aparelho ortodôntico traz consigo uma série de novos cuidados e hábitos, especialmente no que concerne a sua limpeza. O seu formato nos dentes pode favorecer o acúmulo de resíduos e formação de placas bacterianas e, por isso, o momento da escovação deve ser feito sempre com muito cuidado e atenção. Confira algumas dicas de como limpar o seu aparelho ortodôntico.

 Escova dentária:

É possível realizar uma escovação completa apenas com uma escova convencional, porém essa escovação deve ser feita de forma lenta e cuidadosa, limpando cada dente em todas as suas extremidades. A melhor escova convencional para a escovação é a escova de cerdas macias, formato menor e cabeça arredondada, que conseguirá alcançar lugares mais difíceis que uma escova maior. Porém, ainda assim, é importante que seja feita uma escovação periódica com escova ortodôntica, uma vez que ela apresenta uma canaleta central capaz de acomodar os braquetes e o arco do aparelho, limpando-os por cima e por baixo. Lembre-se de substituir a escova a cada três meses para garantir suas cerdas regulares.

Fio dental:

Talvez essa seja a parte da escovação que mais demanda paciência, porém não deve ser negligenciada, uma vez que com aparelho, é muito mais fácil que os alimentos se acumulem entre os dentes. Existe um acessório chamado “passa-fio” que facilita o procedimento. Deve-se passar o fio dental em todos os dentes, entre dente e aparelho.

Escovação:

A escovação pode ser feita em quatro partes. Basta separar a boca em quatro quadrantes (superior e inferior, direito e esquerdo) e escová-los individualmente. Assim você garantirá que escovou todos os dentes com total precisão. Escove a superfície exterior dos dentes com movimentos curtos e a superfície interior com movimentos de cima para baixo. Deve-se ter muita atenção às superfícies dos suportes dos aparelhos, onde há grande facilidade para o acúmulo de resíduos. Não se esqueça de também escovar toda a superfície de mastigação, língua e o céu da boca.

Antisséptico Bucal:

Como os aparelhos facilitam o acúmulo de alimentos em locais de difícil limpeza, o antisséptico bucal será um dos maiores aliados para a escovação com aparelhos ortodônticos, pois ele alcançará as partes mais difíceis matando os germes que porventura tenham ficado. Evite usar antissépticos bucais com álcool, pois eles podem ressecar a boca.

Share