X
Menu
X

Disfunção da ATM (articulação temporomandibular) e dor orofacial

Disfunção da ATM e Dor OrofacialA ATM é a articulação que permite a movimentação da mandíbula para frente e para trás e para os lados, em relação ao crânio. O acometimento dessa articulação têmporo-mandibular que se manifesta principalmente com dor na região da mandíbula, podendo irradiar para cabeça, pescoço, braços e costas, é conhecido como DTM – Distúrbio Temporomandibular. Estalos ou crepitações, dificuldades de abrir ou fechar a boca, travamento da mandíbula, zumbidos, dor na região do ouvido e dores de cabeça também são frequentes.

Outros músculos também podem entrar em desequilíbrio, como por exemplo, os do pescoço causando torcicolos, e os braços podem ficar doloridos. Alguns pacientes relatam também dores nos olhos, tonturas, fotofobia e náuseas. Devido à grande variedade de sintomas e às diversas partes do corpo que estão envolvidas, o paciente acaba procurando diferentes especialistas da área médica e muitas vezes fica frustrado pelos tratamentos longos e mal-sucedidos. Seu dentista pode ajudar a diagnosticar o problema por meio da avaliação do seu histórico médico e dentário.

Disfunção da ATM e Dor Orofacial

A doença geralmente se apresenta em caráter cíclico, isto é, há períodos de crise e períodos de remissão. As causas do problema ainda não são perfeitamente relacionadas. Como nas outras articulações do corpo humano, a ATM possui um disco que fica interposto entre os ossos da mandíbula e do crânio, protegendo-os do atrito direto e do desgaste. Se por algum motivo esse disco se deslocar, pode desencadear a disfunção. O estresse diário parece ter grande influência sobre a doença, o estiramento dos ligamentos da região, má oclusão e hipermobilidade da articulação também podem desencadear o problema.

O bruxismo pode estar associado e piorar muito o quadro, sobrecarregando ainda mais os músculos envolvidos. Alguns outros hábitos podem afetar a articulação da mesma maneira: roer unhas ou cutículas, mastigar mais de um lado que de outro, chupar o dedo ou interpor objetos e comer freqüentemente alimentos duros,  apoiar a mão no queixo durante o dia ou enquanto dorme, acidentes com envolvimento do queixo ou da face.

Seu dentista pode confeccionar uma placa que auxilia no alívio da crise dolorosa e relaxa a musculatura facial. Alguma medicação também poderá ser necessária. Ajuste oclusal, tratamento ortodôntico e troca de próteses desgastadas ou mal adaptadas também podem ajudar em alguns casos específicos detectados pelo dentista. A cura pode ser bastante difícil, o que se faz é aliviar os sintomas até que o paciente saia da crise. Reduzir ocasiões de estresse é muito importante, além de técnicas de relaxamento, psicoterapia e a prática de esportes são imprescindíveis para uma melhora considerável. Evitar apoiar o queixo sobre as mãos ou dormir sobre elas também são uma boa pedida.

Áreas odontológicas relacionadas:

A especialidade odontológica  mais indicada para o tratamento da Disfunção da ATM (articulação temporomandibular) e dor orofacial  é a Disfunção Têmporomandibular e Dor Orofacial.

Share

One thought on “Disfunção da ATM (articulação temporomandibular) e dor orofacial

Antonia Silva says:

ótimo artigo e site. Parabéns !!!

sejaumsuperamantefunciona.com

Faça sua pergunta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *