X
Menu
X

Do que se trata a Especialidade de Endodontia?

Do que se trata a Especialidade de Endodontia?O tratamento de endodontia, ou o tratamento de canal, é um tipo de tratamento recomendado em casos de fraturas dentárias, cárie, trauma ocasionado por uso de aparelhos, trauma dentário, entre outros problemas que podem surgir na boca do paciente. Essa especialidade cuida do interior do dente do paciente, sendo que a maior parte dos problemas de canal ocorre quando uma cárie se aprofunda e consegue atingir a polpa do dente, ocasionando infecção e inflamação.

Benefícios do tratamento de Canal

Saiba que o tratamento do canal tem como objetivo a manutenção do dente na cavidade, além da saúde dos tecidos periapicais. Vale citar que a endodontia é fundamental para evitar qualquer necessidade de extração de algum dente do paciente, e para atuar na prevenção de infecções que podem ser graves.

Atualmente, alguns pacientes têm optado por extrair seus dentes e fazer um canal ao invés de realizar um tratamento completo de canal. Mas, o mais recomendado é tratar cada dente e em último caso fazer o implante dentário. Tudo deve ser conversado entre o paciente e o dentista responsável pelo tratamento, para encontrar a melhor solução, e que seja ao mesmo tempo mais confortável.

 

Lembrando que o canal é um tratamento feito em diversas etapas, e com várias visitas ao dentista, o que depende muito de cada caso. Cada grupo de dentes possui uma quantidade diferente de canais, e isso aponta para certa dificuldade do dentista na hora do tratamento, e também a diferença do valor cobrado de cada dente do paciente.

É muito importante realizar o tratamento de canal quando for necessário, para evitar a extração do dente do paciente ou complicações mais sérias, como a inflamação na região ou uma grave infecção bucal. Portanto, é importante uma visita periódica ao dentista para que ele possa detectar algum problema, caso ocorra, e assim iniciar o tratamento o quanto antes.

Share
Faça sua pergunta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *