Como prevenir Doenças Bucais

Como prevenir as Doenças BucaisCom a correria do dia a dia deixamos muitas coisas para fazer ou fazemos apressadamente e isso é um problema. Na verdade, será um problema mais para frente, pois os cuidados com a higiene da sua boca são essenciais.

Para ter dentes perfeitos sem halitose, gengivite, cárie, placa bacteriana e tártaro, não é somente escovar os dentes, mas sim tratar a boca como um órgão que carece de cuidados e tempo. A má alimentação, o sono mal dormido, o estresse e a escovação errada podem prejudicar a saúde da sua boca.

Para se prevenir é simples: ter uma boa higiene bucal e uma vida mais saudável. Escovar os dentes corretamente no mínimo por 2 minutos com movimentos suaves e circulares, ao terminar, escove também língua e bochechas internas. Ao passar fio dental, passe-o pelo meio do dente até a linha da gengiva, lembre-se que é necessário tirar todo os resquícios de alimentos presos entre os dentes, passe quantas vezes forem necessárias. Nada de preguiça, mesmo usando aparelho dentário é necessário realizar com atenção a higiene. E para finalizar utilize o enxaguante bucal, faça gargarejos e elimine o líquido. Lembre-se, após o enxaguante é necessário que fique pelo menos 30 minutos sem ingerir nada líquido ou sólido.

Ter uma alimentação saudável contribui para uma boca saudável também. Inclua na sua dieta maçã, cenoura, pepino, rabanete, verduras, derivados do leite, pão integral, nozes, cereais integrais, colágeno (é encontrado em gelatina), goiaba, tomate, acerola, limão e laranja. Beba também chás, de preferência o chá verde. Feijão, ervilha, lentilha, farelo de trigo, peixe, gema do ovo, kiwi, caju, couve, brócolis, rúcula, almeirão, espinafre, entre outros. Uma dica: beber muita água ajuda na hidratação bucal.

Evitar o consumo de açúcares, refrigerante (bebidas gasosas prejudicam o esmalte do dente), frutas secas, pastilhas de menta, tempero curry, chá preto, salgadinho industrializado, café e vinho (por causa da acidez e coloração).

E para finalizar, troque sua escova dental de três em três meses e procure um dentista de seis em seis meses. Ao menor sinal de alteração agende sua consulta na clínica de ortodontia em Brasília mais próxima de você.