Dúvidas frequentes sobre tratamento de canal

Dúvidas frequentes sobre tratamento de canalA maioria das dores de dentes poderiam ser evitadas com uma boa escovação, contudo não é sempre que a saúde dos dentes estão em ordem. Por isso uma visita regular ao dentista é uma dica muito importante. Um dos males que a má escovação causa é cárie e se não tratada no início será necessário fazer um tratamento de canal.

Esse tratamento é a opção ideal para salvar um dente que ficou comprometido. É feito quando a polpa está infeccionada ou até mesmo morta. Ela pode infeccionar por causa de uma cárie profunda, fratura ou trinca no dente que permita a penetração de bactérias. Dependendo da gravidade, o tratamento pode ser feito em apenas uma visita.

Sintomas

É imprescindível lembrar que nem toda dor de dente é sintoma para o tratamento de canal. Contudo, existem alguns tipos de dores que chamam mais atenção:

Cáries profundas afetando a polpa do dente;

Traumas;

Dores com alimentos e bebidas frias e quentes;

Dores latejantes;

Dores mais severas que não passam com medicamentos;

Cavidades abertas.

Como é realizado o tratamento de canal

Primeiramente é preciso anestesiar a área que será trabalhada. Em seguida é feita uma abertura na parte superior do dente para observar a polpa que está infeccionada, danificada, ou morta e que será removida.

O espaço pulpar e os canais presentes nas raízes são esvaziados, alargados e limados. Depois são preenchidos com material obturador.

Se for necessário mais de uma visita ao consultório, o dente será vedado e preenchido com uma restauração temporária para depois ser feita a conclusão do trabalho com a restauração permanente.

Já na etapa final quando está instalando a restauração sobre o dente para protegê-lo, é hora de aplicar uma aparência mais natural e restaurar o seu formato.

O dente fica sensível por alguns dias. À medida que a inflamação diminui e o dente volta a se recuperar, os sintomas irão desaparecer.

Por isso a visita preventiva ao dentista é importante. Quanto mais rápido se descobre os problemas, mais rápido será resolvido e com menor dor possível.

Faça sua pergunta