Como tratar a Erosão dentária?

Erosão dentária, como tratar?

O frequente consumo de alimentos que possuam um grande conteúdo de ácido é a causa mais comum de erosão dentária. Com uma boa alimentação e consultas periódicas com seu dentista é a melhor forma de tratar qualquer problema desde o início, assim não agravando o problema.

Tipos de erosão dentária

Erosão intrínseca: É causada por ácido gástrico ou regurgitação decorrente de problemas médicos ou psicológicos, como por exemplo, refluxo ácido, anorexia ou bulimia.

Erosão extrínseca: Quando os ácidos relacionados com a alimentação contribuem para tornar a boca muito ácida. Por exemplo, consumir muito açúcar, refrigerantes e sucos de fruta.

Como ocorre

Quando o esmalte dental é exposto a ácidos de alimentos, bebidas ou mesmo do estômago, ele temporariamente amolece e parte do seu conteúdo mineral é perdido. A saliva é uma boa ajudante, pois consegue neutralizar a acidez, restaurando o equilíbrio natural da boca e lentamente endurece o esmalte dental. Por isso que é recomendado beber dois litros de água por dia.

Manter ou deixar os alimentos e bebidas ácidas na boca por muito tempo aumenta o risco da erosão. Quem tem o hábito de consumir alguma bebida “bochechando”, pode aumentar seu contato com os dentes, gerando risco de deixar os dentes muito expostos aos ácidos.

Alimentos que devem ser consumidos com cautela. Algumas frutas como laranja, mexerica, morango, vinagres, refrigerantes e vinho podem ser altamente ácidos e, assim, são potencialmente prejudiciais aos dentes. Os alimentos ácidos não são facilmente evitáveis, por isso consuma com cautela.

O que pode ser feito para prevenir a erosão dentária?

Evitar escovar os dentes imediatamente após consumir alimentos e bebidas. Esse é o estágio em que os dentes estarão frágeis, por isso espere por uma hora para escová-los após as refeições. Ingerir bebidas ácidas somente com canudo. Evite refrigerante.

Selecionar cremes dentais pouco abrasivos, não ácidos e que forneçam alta disponibilidade de flúor. Escovas sempre macias, assim não arranha o esmalte dos dentes. Sim. O diagnóstico precoce acompanhado do aconselhamento da dieta e o monitoramento. Caso aconteça furos como cáries, não deixe de tratar, pois assim poderá não perder o dente.