X
Menu
X

Fendas labiais e palatinas

A fenda labial também conhecida como lábio leporino ocorre com certa freqüência e é uma malformação congênita que consiste na divisão do lábio superior em duas ou três partes. Resulta da falta de fusão dos processos formadores do lábio e do palato que se inicia por volta da sexta e sétima semanas de gravidez e se completa por volta de 10 semanas. A fenda labial impede que a criança feche os lábios em torno do mamilo, dificultando a amamentação e interferindo tanto na alimentação como na fala,podendo ainda gerar problemas de audição e respiração,além dos problemas psicossociais.

As fendas labiais e palatinas geralmente ocorrem concomitantemente. Embora ninguém saiba ao certo o porquê dessa deficiência, ela possui uma certa tendência a ser hereditária. Desnutrição, fumo, álcool e algumas drogas parecem estar envolvidos como possíveis causas ambientais para o problema.

A fenda labial e palatina pode ser diagnosticada precocemente pelo exame de ultrassonografia, durante o acompanhamento pré-natal, por volta de 14 semanas de gestação. É importante que se faça esse diagnóstico, pois a fenda labial e palatina pode estar associada a alguma síndrome, devendo-se então procurar por outros problemas mais graves como defeitos cardíacos, por exemplo.

Deve-se tratar o problema com uma equipe multidisciplinar, incluindo um cirurgião plástico, pediatra, cirurgião bucomaxilo-facial, otorrinolaringologista (especialista em orelha, nariz e pescoço), ortodontista, psicólogo, fonoaudiólogo, fisioterapeuta e assistente social. A cirurgia para a fenda labial será realizada por volta dos três meses de vida. A cicatriz tende a ficar discreta ou mesmo desaparecer com o tempo. Já a cirurgia para fenda palatina deve ser realizada mais tarde  para que os ossos possam crescer. Poderá ser usado um aparelho dentário que separa a boca do nariz temporariamente, até a época de realizar a cirurgia. Existe também um aparelho que promove a aproximação gradual das duas partes ósseas melhorando o resultado da cirurgia e a sua recuperação.

Áreas odontológicas relacionadas

As especialidades odontológicas mais indicadas para o tratamento de fendas palatinas e labiais são a Cirurgia e Traumatologia buco-maxilo-facial e a Ortodontia em Brasília.

Share
Faça sua pergunta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *