X
Menu
X

Hábitos que afetam a saúde bucal?

saúde bucal

O sorriso pode conquistar muitas pessoas, mas dentes mal cuidados chamam a atenção de qualquer um. Por isso, ter uma higiene bucal é fundamental para manter um sorriso agradável e dentes livres de cáries.

Por mais que a saúde bucal não seja algo muito complicado de ser colocado em prática, exige certos cuidados diários. E muitos destes podem estar passando despercebidos no seu dia a dia, e assim você estará afetando a qualidade dos seus dentes.

Cuidando dos dentes com alguns hábitos

  • Escovar os dentes após as refeições: é muito importante escová-los, principalmente após doces, já que os riscos de desenvolver uma cárie aumentam. Porém, nas refeições cotidianas, alguns dentistas recomendam esperar pelo menos 30 minutos após a refeição para que a saliva possa agir e neutralizar o pH dos alimentos e bebidas.
  • Não ir ao dentista: este hábito pode colocar em risco a sua saúde bucal. É importante que todo paciente vá regularmente ao dentista, fazer um exame de rotina nos dentes, pelo menos duas vezes ao ano. Se forem dentes mais sensíveis, esta rotina deve aumentar. Mas jamais devemos deixar de consultar o dentista para ele verificar como estão os dentes, se há cáries, possíveis tratamentos, verificar o estado da gengiva, etc.
  • Abusar dos clareadores dentais: ter aquele sorriso cheio de dentes brancos é realmente bonito, mas cuidado para não acabar abusando do uso de clareadores dentais, pois eles podem comprometer o esmalte do dente, o que acaba deixando-os muito mais sensíveis.
  • Esquecer o fio dental: por mais que se escove os dentes de forma correta, o fio dental tem um papel importante na prevenção da saúde bucal e ainda mais para manter as cáries distantes. Faço uso contínuo do fio dental, mas de forma tranquila. Não exagere ou machuque a gengiva forçando o fio.
  • Escovar os dentes fazendo outras coisas ao mesmo tempo: assim como quando se escova o cabelo, o mesmo vale com os dentes. Escove os dentes com calma, observando o uso da escova pelos dentes, e cuide para não forçar muito a escova. Faça tudo de forma delicada.
Share