Malocluses - Siga Odontologia e Implantes Dentários

Maloclusões

Dentes tortos e ossos em desarmonia podem causar vários problemas, tais como: tártaros, descalcificações e, conseqüentemente, doença periodontal e cáries, devido à dificuldade de higienizar. Os dentes tornam-se mais predispostos a doenças e até a perdas precoces. As funções bucais como a fala, a deglutição e a mastigação também podem ser prejudicadas, de diversas formas, até mesmo a articulação da mandíbula com o crânio (ATM) pode ter suas funções alteradas e desencadear dores, estalos e outros sintomas.

Malocluses e dentes tortosA estética facial é outro ponto importante, pois o sorriso e o rosto podem ficar bastante prejudicados e até influenciar negativamente na autoestima. Além disso, dentes mal posicionados dificultam a confecção de implantes dentários e podem gerar mau hálito, decorrente da dificuldade de higienização e consequente acúmulo de bactérias.

O problema das Maloclusões

Algumas alterações ósseas e dentárias específicas podem levar o paciente a procurar o tratamento ortodôntico, tais como: apinhamentos (dentes muito juntos e encavalados) ou diastemas (espaços entre os dentes) que ocorrem quando os dentes possuem tamanhos desproporcionais às bases ósseas que ocupam, inclinações ou extrusões dentárias (movimento de dentes superiores para baixo ou de dentes inferiores para cima), que podem ocorrer devido a perdas dos dentes vizinhos, dentes superiores ou inferiores projetados muito à frente alterando o perfil facial, mordidas profundas que ocorrem quando os dentes superiores cobrem totalmente ou quase totalmente os dentes inferiores, mordidas cruzadas que ocorrem quando os dentes superiores se posicionam por trás dos inferiores ao invés de um pouco à frente como a tampa de uma caixa de sapato, mordidas abertas que ocorrem quando os dentes anteriores não se tocam dificultando cortar os alimentos.

A necessidade e o tipo de aparelho ideal para a correção dos dentes depende de uma avaliação criteriosa do dentista.

Áreas odontológicas relacionadas

As especialidades odontológicas mais indicadas para o tratamento das maloclusões são a  Ortodontia em Brasília e a Ortopedia facial.