X
Menu
X

Muito velho ou muito novo para usar aparelho dentário?

Muito velho ou novo para usar Aparelho Dentário

Não há uma idade ideal para efetuar a colocação do aparelho ortodôntico. Normalmente, o processo de adoção deste tipo de tratamento para correção de dentes tortos começa a ser cogitada desde a infância, quando a criança já apresenta a maior parte dos dentes da segunda dentição, a definitiva.

Embora o aparecimento dos dentes permanentes não ocorra em uma idade definida, é comum que estes substituam os dentes de leite entre os oito e quatorze anos. Como não há uma idade definida para colocação destes aparelhos, muitas dúvidas surgem e os pais acabam ficando sem saber o que fazer quando os pequenos se sentem incomodados com os dentes tortos durante a tenra infância.

De acordo com a Associação Americana de Ortodontia, é correto que as crianças façam uma avaliação ortodôntica a partir dos sete anos de idade. Embora esta idade seja boa para iniciar um controle ortodôntico, pode ocorrer a necessidade de procurar este especialista antes dos sete anos. Estes casos não são os mais comuns, porém quando o problema é detectado com uma idade inferior é possível realizar alguns procedimentos que variam conforme o caso.

Aparelho dentário e a idade da criança

Um dos maiores limitantes quando o assunto é quando usar um aparelho dentário em uma criança muito pequena é a falta de paciência que ela pode demonstrar com a higienização dos dentes e do aparelho.

As crianças muito pequenas encontram dificuldade em realizar atividades que possam trazer benefícios ao longo prazo, isso é fruto da pressa por ver os resultados das suas ações e do seu imediatismo por descobrir o mundo. Por isso, a escovação correta e a utilização do fio dental são verdadeiros desafios para os pequenos.

Como foi citado anteriormente, não há uma idade adequada para iniciar um tratamento ortodôntico, inclusive ele pode ser feito já na idade adulta. Como não há limitantes de idade para a colocação do aparelho dentário, adultos e idosos podem obter as vantagens da correção e adequação da arcada dentária. Desta forma, é preciso ressaltar que nunca é tarde demais para procurar auxílio de um ortodontista e realizar o sonho de dentes perfeitos.

Cuidados antes de colocar um aparelho dentário

Antes de colocar um implante dentário em Brasília, é preciso realizar uma avaliação com o dentista e verificar se não há cáries ou doenças como periodontites afetando os seus dentes e as gengivas. Após a constatação de um estado de saúde bucal adequado, é possível efetuar a colocação do aparelho.

Share