O clareamento dental pode prejudicar os dentes?

O clareamento dental pode prejudicar os dentes

Ter um sorriso branco e iluminado é o grande desejo de muitas pessoas. Há duas formas básicas de se conseguir o clareamento dental, buscando consultórios odontológicos especializados ou investindo em métodos caseiros. Basicamente o clareamento acontece pela aplicação de produtos que liberam partículas de oxigênio, essas que eliminarão as manchas através do processo de oxirredução. É importante realizar o clareamento com acompanhamento do dentista, pois o procedimento mal realizado pode prejudicar a saúde dos dentes. Descubra aqui se o clareamento dental pode prejudicar seus dentes e encontre as melhores formas de evitar riscos desnecessários.

Maior sensibilidade nos dentes

O procedimento de clareamento dental é feito com a utilização de produtos em gel, que tem propriedades ácidas. Esse gel atuará diretamente na superfície dentária, no esmalte de seus dentes. Em um procedimento de clareamento dental, espera-se que o paciente sofra alguma sensibilidade em seus dentes, decorrentes da ação dos ácidos. Essa sensibilidade irá perdurar por alguns dias até que o esmalte se regenere completamente. Por outro lado, ao contrário do que muitos acreditam, essa sensibilidade não significa fragilidade dos dentes e restringe-se apenas ao período de execução do procedimento, uma vez que a própria calcificação dos dentes acontece através da saliva.  Para evitar danos aos dentes, antes do clareamento, deve-se analisar a saúde bucal da pessoa, a fim de identificar qualquer excesso de sensibilidade ou problema nos dentes e nas gengivas.

Clareamento profissional x Clareamento caseiro

Existem hoje em dia diversos métodos de clareamento, tanto profissional quanto caseiro. O clareamento profissional é realizado pelo dentista e acompanhado por este, que fará toda a avaliação da saúde bucal e determinará os melhores procedimentos a fim de se obter resultados com o mínimo de riscos. Já o clareamento caseiro, feito com produtos como limão, bicarbonato de sódio e mesmo alguns comprados em farmácias, possuem um maior risco de causar irritações e problemas na gengiva, se não forem acompanhados por um dentista. Logo, para evitar qualquer dano causado por um clareamento dental, é importante que se faça uma avaliação com o seu dentista.