O que é a implantodontia?

O que é Implantodontia

A perda de um ou mais dentes pode afetar a vida do paciente, principalmente em atitudes comuns como comer ou sorrir e, por consequência, provocar mudanças em sua autoestima. Hoje em dia, com o avanço da tecnologia aliada aos tratamentos ortodônticos, é possível realizar procedimentos com alto grau de sucesso e efeito natural.

A implantodontia é uma especialidade ortodôntica que consiste em anexar à mandíbula ou ao maxilar, um implante, conhecido como “implante dental osseointegrado”, que como o próprio nome indica é inserido no osso, local onde deveria estar localizada a raiz do dente natural. O implante é inserido como uma espécie de suporte, para que uma prótese, que pode ser fixa ou removível, seja feita sobre ele, trabalhando na reposição de um elemento dental, ótima opção para substituir dentes perdidos.

O implante é mais eficaz que pontes ou dentaduras, que podem provocar incômodos e serem esteticamente desagradáveis. Há também a possibilidade de realizar um procedimento de enxerto ósseo, em casos de deficiência na quantidade de ossos para o implante, onde são retirados ossos do próprio corpo, de bancos de ossos ou uso de ossos sintéticos.

Os materiais usados na implantodontia geralmente são feitos à base de titânio, como os pinos que compõem a prótese, capazes de se unir ao osso, e devem possuir um extremo grau de qualidade e pureza, para garantir a segurança do paciente. O procedimento costuma ser rápido e preciso, oferecendo bons resultados finais. Para manutenção do espaço, o paciente deve usar uma coroa provisória e posteriormente, uma definitiva. Os cuidados com os implantes são até mais extensivos do que com os dentes naturais, para evitar algum problema futuro e manter a saúde das partes em sustentação, como a gengiva e o tecido ósseo como um todo.

Qual a importância desse procedimento para o paciente?

Através da implantodontia, é possível restaurar a autoestima do paciente que perdeu um ou mais dentes e melhorar sua qualidade de vida, possibilitando que execute de maneira simples e segura as atividades comuns do dia a dia, que envolvem a mastigação de alimentos, por exemplo, sem submeter o paciente a um tratamento longo e doloroso.

O implante dental é rápido, geralmente feito no mesmo dia, e conta com uma tecnologia de ponta para que o processo seja o mais bem sucedido possível, sem colocar em risco a saúde e o bem estar dos indivíduos, além de ser acessível.  É importante procurar profissionais qualificados para o procedimento e que possuam um local adequado e materiais seguros para evitar qualquer complicação durante ou após a implantodontia.