X
Menu
X

O que você precisa saber sobre Ortodontia

Especialidade odontológica possui 3 tipos, tudo para dar mais saúde aos seus dentes

A ortodontia é uma especialidade da odontologia, responsável pela correção e alinhamento dos dentes e ossos maxilares. Muito mais que estético, problemas bucais como dentes tortos, encavalados, com espaço entre eles ou oclusão (quando as partes superior e inferior não encaixam perfeitamente) podem causar danos na fala, dores de cabeça, mau hálito, gengivite, entre outros, fazendo-se necessário a consulta com um profissional da área.

Sua função é fundamental para que o desenvolvimento da arcada dentária e ossos da face possam se desenvolver corretamente. Em casos mais graves, o paciente sem acompanhamento ortodôntico pode sofrer perda dos dentes e até mesmo ter o crescimento anormal dos ossos maxilares.

Se você está em busca de um ortodontista para deixar seu sorriso mais bonito e saudável, confira agora os tipos de ortodontia e quando se consultar com esse importante especialista.

Tipos de ortodontia

Por se tratar de uma especialidade ampla, a ortodontia possui três tipos: preventiva, corretiva e interceptiva. Cada uma para uma fase da vida e um tipo de problema.

 

  • Ortodontia Preventiva

 

Como o nome sugere, essa área da ortodontia evita problemas futuros com a dentição. Realizado na infância, até os 12 anos de idade, o dentista fará uma avaliação completa do desenvolvimento da arcada dentária da criança.

Durante esse processo, pode surgir a necessidade da utilização de um aparelho ortodôntico para prevenir problemas na vida adulta. Há casos em que se faz necessário a extração de dentes permanentes ou até mesmo cirurgias corretivas de deformidade do maxilar.

 

  • Ortodontia Interceptiva

 

Também realizada durante a infância, na maioria dos casos, é a especialidade que corrige deformidades orofaciais já existentes – ao contrário da preventiva. Esses problemas podem ocorrer por conta de hábitos como chupar o dedo, roer unhas, usar chupeta, ou até mesmo decorrentes de problemas respiratórios, posição incorreta da língua, entre outros. Por se tratar de um problema já desenvolvido, o tratamento é realizado com cirurgia.

 

  • Ortodontia Corretiva

 

O tipo de ortodontia mais conhecido entre as pessoas. Aqui, o dentista atua na correção de dentes e ossos com o auxílio dos famosos aparelhos – que possuem um tipo diferente para cada caso: fixo, móvel ou nivelador.

Com esse tratamento, é possível fazer a movimentação dos ossos e dentes, proporcionando um sorriso bonito e saudável. Muitos adultos são beneficiados com a ortodontia corretiva, que ajuda na recuperação da autoestima.

Motivos para procurar um ortodontista

Durante sua consulta com o dentista, ele certamente indicará um especialista caso haja alguma necessidade de tratamento. Geralmente, as pessoas que precisam se consultar com este especialista apresentam os seguintes problemas:

 

  • Problemas com a mordida;
  • Desalinhamento do centro da arcada superior com o centro da arcada inferior;
  • Falhas ou espaços entre os dentes;
  • Dentes a mais do que a arcada dentária suporta.

Com a evolução da ortodontia, é possível realizar tratamentos com muito mais segurança e rapidez. No entanto, é importante que o paciente siga as orientações do dentista para que o resultado seja satisfatório, tanto para sua saúde como para a estética.

Para ter o sorriso perfeito, conte com a Siga Odontologia. Oferecemos um espaço seguro, com os melhores especialistas da região e técnicas avançadas para deixar seus dentes saudáveis, do jeito que você sempre sonhou. Entre em contato e agende uma avaliação!

Preencha o formulário agende sua consulta, ou ligue e marque uma avaliação com um de nossos especialistas, sem compromisso, e tire todas as suas dúvidas.

You Might Also Liked