X
Menu
X

Por quanto tempo preciso usar meu aparelho dentário?

Por quanto tempo preciso usar meu aparelho dentário?Não é tão simples dar essa resposta, pois cada paciente precisa de um tempo para que seus dentes fiquem alinhados e em ordem. Por isso o tempo vai depender de pessoa para pessoa. O tratamento pode durar, em geral até 36 meses.

O aparelho dentário serve para deixar a arcada dentária alinhada, tanto para a estética quanto para a saúde bucal. Mordida desalinhada, dentes tortos e desgaste anormal dos dentes são alguns dos motivos para se usar o aparelho.

Nesse artigo falaremos sobre duas opções disponíveis, e mais utilizadas, de aparelhos no mercado, sendo que cada um é utilizado para cada caso específico, que apenas o dentista poderá avaliar.

Aparelho dentário removível

É o aparelho mais simples dentre os que existem atualmente. Ele é composto por uma parte acrílica que serve de encaixe, fixando no céu da boca ou embaixo da língua e a parte metálica que é posicionada nos dentes. Este modelo é o mais recomendado para as crianças ou jovens que possuem desalinhamento leve.

Aparelho dentário fixo

É o mais usado mundialmente. São necessários alguns procedimentos para a instalação dele, como por exemplo, raio x da arcada dentária e depois a instalação de braquetes, arco e bandas metálicas. Hoje existem dois tipos no mercado, o tradicional que é o metálico e o invisível, os dois produzem o mesmo resultado.

Cuidados com o aparelho

Para manter os dentes perfeitos alguns cuidados são necessários. Sempre que ocorrer algum problema procure seu dentista imediatamente, pois assim evita-se problemas maiores.

O que não comer:

  • Evite comer alimentos mais duros como amendoim, castanhas, milho de pipoca, rapadura, pé de moleque, pirulitos e balas. Eles danificam ou podem descolar os braquetes.
  • Caramelos, chicletes, manga abacaxi, carne fibrosa, bacalhau, refrigerantes e carnes com ossos podem quebrar, grudar, enroscar nos braquetes e até escurecer os dentes nas partes desprotegidas pelo aparelho, ficando um quadrado branco após a sua retirada. 
  • Muito se diz sobre cenoura e maçã, claro que não é possível morder a fruta ou o legume, contudo, se cortar em pedaços pequenos é possível se alimentar com eles e matar a vontade.
Share
Faça sua pergunta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *