X
Menu
X

Por que usar implantes dentários em vez de dentadura?

Implante dentário em vez de dentadura

Usar dentaduras até muito tempo atrás era algo muito normal. Mas a dentadura não resolvia todos os problemas. Era preciso lidar com a adaptação, o que muitas vezes não era possível. Com o avanço da odontologia e com a chegada dos implantes dentários, muita coisa mudou para melhor, para os que necessitam extrair dentes.

Implantes dentários como solução

Hoje a odontologia conta com soluções mais modernas par cada tipo de situação. Pessoas que ainda utilizam a dentadura já estão optando pelos implantes dentários.

As dentaduras são próteses removíveis,  que podem ser totais ou parciais. Sua confecção geralmente é rápida e mais barata que um implante. No entanto, trazem também muitas desvantagens.  Elas podem parecer frouxas até que os músculos da bochechas e da língua se adaptem a ela. Podem aparecer feridas ou irritações, aumentando o fluxo salivar. A alimentação exigirá prática, para evitar que a mesma se desloque. Além disto,  também precisam ser sempre removidas para a limpeza e ainda podem ser perdidas.

Os implantes dentários resolvem todos estes problemas e a longo prazo são a melhor opção.  Os implantes dentários reduzem a pressão exercida nos dentes e estruturas orais restantes, porque oferecem um suporte independente e retenção para coroas, pontes e sobredentaduras. Também preservam a camada natural do dente, ao evitar que os dentes adjacentes tenham que ser lixados. Preservam o osso e reduzem de forma significativa a absorção e deterioração óssea, que resulta na perda da altura da mandíbula. Os implantes dentários reduzem a necessidade de intervenções futuras para restaurações de dentes adjacentes. A longo prazo os implantes duram muito mais tempo do que restaurações comuns nos dentes naturais.

Como desvantagem, pode-se dizer que é um procedimento cirúrgico, que exige um período de cicatrização. Caberá  ao dentista diagnosticar o estado clínico do paciente e verificar a melhor opção, potencialmente optando pela troca de próteses móveis por próteses fixas.

Share