X
Menu
X

A importância da prevenção em odontologia

A importância da prevenção em odontologiaQuem se previne consegue manter a saúde bucal em dia. Já falamos sobre os benefícios de fazer uma boa higiene bucal do bebê, onde a prevenção contra cáries inicia desde a idade do aleitamento materno, passando para a fase da escolinha, a adolescência até a fase adulta.

A prevenção bucal é sempre mais barata que o tratamento, por isso ir ao dentista de 6 em 6 meses para avaliação é imprescindível.

A prevenção é mais simples e fácil de ser tratada. Doenças, como placa bacteriana, seriam evitadas na prevenção, pois com a limpeza que o dentista faz, as crostas são retiradas dos dentes, tornando-os mais saudáveis e evitando complicações posteriores.

Importância da prevenção odontológica

A prevenção odontológica é muito importante para prevenir que novos problemas surjam e também ajuda aumentando a vida útil dos tratamentos bucais, que ao serem polidos e restaurados, demorarão para serem substituídos ou terem a necessidade de serem refeitos os tratamentos.

Além da importância da manutenção, da limpeza, da aplicação de flúor e do tratamento de problemas que surgem no início, a prevenção consegue minimizar os danos, fazendo com que o paciente se recupere mais rápido dos tratamentos necessários.

Com prevenção também se previne o câncer bucal, que, como outro qualquer outro, deve ser verificado periodicamente. A grande maioria dos problemas relacionados aos dentes podem ser evitados com uma escovação adequada, o uso do fio dental e o enxaguante bucal, que auxiliam no combate da placa e do tártaro.

A prevenção é baseada na correta higienização dos dentes, na boa alimentação, no cuidado com o açúcar, no uso correto do flúor, usado para fortalecer os dentes e no acompanhamento semestral pelo dentista. Assim os cuidados dos dentes e gengivas serão intensos e será conservada a saúde e o bem estar do paciente.

Share
Faça sua pergunta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *