X
Menu
X

Quais as diferenças entre os aparelhos?

aparelho odontológico

É comum os pacientes perguntarem ao ortodontista sobre vários aspectos do tratamento dentário, como a necessidade de usar aparelho, o tipo (fixo ou móvel), se é possível escolher a cor, entre outras. Com o objetivo de ajudá-los a ter bons resultados, vamos abordar os tipos de aparelhos mais utilizados para deixar os dentes mais bonitos.

Aparelho móvel

Ao fazer a escolha por esse aparelho, é necessário utilizá-lo de maneira constante. Do contrário, o tratamento não vai surtir efeito. É indicado para movimentos dentários pequenos ou para contenção no final do tratamento. Em relação à limpeza, não há nenhum tipo de mudança, porque é preciso somente retirá-lo para escovar os dentes e passar o fio dental.

O aparelho móvel é composto por fios de aço (destinados aos arcos e molas) e resina acrílica, usada para o corpo do acessório. Dependendo do caso, podem ser utilizados para alargar o aparelho e aumentar a arcada dentária.

Aparelho fixo

Da mesma forma que o móvel, esse tipo de aparelho provoca incômodo sempre ao ser apertado. Indicado para os que precisam de maior movimentação dos dentes de maneira tridimensional, esse acessório é formado por braquetes (pequenos suportes de aço) que são colados no dentes e retirados somente no fim do tratamento.

É fundamental ter muita atenção com a higiene da boca, porque o aparelho fixo pode acumular sobras de alimentos com facilidade. A recomendação é o paciente passar fio dental normalmente e não esquecer de fazer a escovação. Os ortodontistas indicam que a limpeza deve ser bem feita ao redor dos braquetes, com uma maior atenção à região mais perto da gengiva.

Aparelho lingual

Com os mesmos resultados e componentes do aparelho fixo, é mais indicado para os que não pretendem ficar com os braquetes à mostra. Nesse caso, eles ficam colados atrás dos dentes. Por isso, a limpeza acaba ficando mais complicada devido à dificuldade de acesso e de visualização da sujeira.

Para manter a boa saúde bucal, o paciente precisa limpar os dentes com fio dental e escovação. O aparelho lingual sempre provoca desconforto ao ser apertado, além de machucar a língua e comprometer um pouco a fala no começo do tratamento. Normalmente, grande parte dos pacientes se adapta ao acessório em poucas semanas.

Aparelho transparente

Praticamente imperceptível nos dentes e sem modificar a fala, o aparelho transparente é recomendado para os casos de má oclusão dental (dentes não posicionados de maneira apropriada e/ou com a relação dos arcos dentários desarmônica). Mesmo sendo móvel, é preciso usar esse acessório constantemente, porque a não utilização regular pode afetar o tratamento.

O paciente pode retirar o acessório para escová-lo, limpar os dentes e passar fio dental. Composto por acetato transparente, esse tipo de aparelho também pode provocar incômodos e já foi adotado por diversas personalidades, como Fernanda Paes Leme, Luciana Gimenez e Gisele Bündchen, entre outras.

Tempo de tratamento

A avaliação da arcada dentária do paciente é o que determina o melhor tipo de aparelho para o tratamento. A intenção é que o aparelho seja projetado e utilizado para corrigir os dentes o mais rápido possível.

É muito complicado fazer uma previsão de quanto tempo vai demorar um tratamento. Isso porque alguns aspectos influenciam nos resultados, como a resposta biológica do organismo, a modalidade de má oclusão e o comportamento do paciente. É essencial contar com o apoio de um profissional habilitado e utilizar o aparelho adequado para conquistar os dentes perfeitos.

Share