X
Menu
X

Quais os cuidados pós-operatórios em cirurgias odontológicas?

pós-operatório dentário

Assim como em qualquer cirurgia, todos os cuidados são poucos. E não poderia ser diferente em cirurgias odontológicas, principalmente se tratando da retirada de um siso ou implante dentário.

Antes mesmo do procedimento é recomendável que o paciente faça o uso da medicação correta indicada pelo dentista. Após as cirurgias o paciente precisa repousar e tomar cuidado com a exposição ao sol para evitar hemorragias.

Quanto mais cuidados pós-operatórios, melhores as chances de cicatrização e retorno à vida normal. Vamos passar algumas dicas por aqui:

Qual o cuidado pós-operatório que o paciente deve ter?

Após a cirurgia, o paciente pode se valer de compressas frias ou quentes, pois são ótimas para aliviar o edema. O recomendável é sempre perguntar ao seu dentista como proceder.

Em relação à alimentação o paciente precisa ter certos cuidados. Não comer refeições muito quentes ou pesadas. O paciente deve iniciar com uma dieta mais líquida, migrando posteriormente para uma mais pastosa. Mas o maior cuidado é não morder com força na região trabalhada, onde foi realizado o implante dentário, por exemplo.

Para a higiene bucal, os dentistas recomendam lavar a boca com água morna e sal, pois isso ajudará na cicatrização do pós-operatório. Outro cuidado é em relação à medicação, que deve ser indicada pelo seu dentista.

O repouso nas primeiras 24 horas é fundamental. Evite fazer força e trabalhar.

Evite também bebida alcoólica e fumo. O paciente pode contrair uma bactéria, prejudicando a cicatrização da área trabalhada.

Estes são somente alguns cuidados. Não se esqueça de retornar ao dentista para fazer as revisões. Existem muitos casos onde pacientes tiveram sérios problemas pelo fato de não terem tomado os devidos cuidados pós-operatórios.

Share