X
Menu
X

Quais são as principais causas de manchas nos dentes?

Principais causas das manchas nos dentes
Um belo sorriso é almejado por todos. Mesmo com uma boa higiene bucal, podem aparecer manchas nos dentes. Existem muitos fatores que podem causar manchas nos dentes. Conheça alguns deles e saiba como prevenir:

Fatores que aumentam as chances de manchas nos dentes

  • Higiene bucal inadequada: é preciso se atentar à  higiene bucal, fazer o uso correto da escova, fio dental e flúor;
  • Uso do tabaco: quem fuma tem mais predisposição para manchar os dentes;
  • Genética: algumas pessoas tem naturalmente mais facilidade para o amarelamento dos dentes;
  • Envelhecimento do esmalte: À medida que se envelhece, a camada exterior do esmalte dos dentes pode se desgastar, revelando a cor amarelada nos dentes;
  • Tratamento de canal: o tratamento escurece o dente, pondendo haver também a perda do brilho do dente tratado;
  • Café, refrigerante e chocolate: beber ou comer demais estes alimentos pode provocar manchas nos dentes. A dica é usar um canudo para beber.

Como tratar as manchas?

As mudanças no estilo de vida podem ajudar a prevenir o aparecimento de manchas nos dentes, como por exemplo, beber menos café e refrigerante. Considere a possibilidade de parar de fumar ou de fumar menos. Uma higiene dental correta também pode ajudar a tirar e a prevenir as manchas superficiais nos dentes.

Para tratar as manchas, a avaliação do dentista é indispensável. Há também a possibilidade do uso dos tradicionais clareadores dentais, que podem reverter algumas manchas.  No entanto, seu uso deve ser aprovado pelo dentista, pois o abuso pode deixar o esmalte do dente mais fraco.

É possível adquirir também cremes dentais anti-manchas., desenvolvidos para remover manchas de tabaco e café. Estes cremes dentais geralmente são abrasivos e devem ser usados apenas nos casos mais graves. Recomenda-se que sejam usados apenas duas ou três vezes por semana.

Alimentos ricos em fibras, como a maçã e a cenoura, que contribuem para a higiene bucal. A mastigação extra exigida para triturar um cereal ou uma fruta como a maçã gera um fluxo salivar maior, o que favorece a auto limpeza da cavidade bucal.

A limpeza profissional remove a placa, o tártaro e algumas manchas dos dentes. Deve ser feita pelo dentista no consultório de 6 em 6 meses. Com o acompanhamento periódico, o dentista pode examinar todos os problemas bucais, podendo evitá-los.

Share