X
Menu
X

Qual escolher? Fita ou fio dental?

fita ou fio dental

Para ter uma saúde bucal de qualidade sem que apareçam as indevidas cáries é necessário prevenir. Como parte da higiene bucal, é necessário passar o fio dental regularmente para prevenção de cáries.

No entanto, o número de produtos nas farmácias é enorme, até para se escolher um fio dental. Mas vocês sabiam que existe uma diferença entre a fita e o fio dental? Segundo os dentistas, a principal diferença esta no formato.

A fita dental é mais larga e o fio por sua vez é mais fino. Logo, a fita dental é boa para quem tem espaços maiores entre os dentes. Já quem tem dentes mais apertados, devem escolher o fio dental para conseguir retirar todos os resíduos entre os dentes.

Para conseguir identificar bem, você pode fazer o teste em seus dentes. Se tiver os dentes próximos, use o fio, se forem mais separados, use a fita dental. Não deixe de usar.
Mesmo tendo a mesma função, o importante é não deixar de usar, pois tanto a fita quanto o fio dental atuam na prevenção em odontologia, contribuindo para a sua saúde bucal.

Se você ficar em dúvida sobre qual tipo usar, procure um dentista. Ele vai conseguir olhar o formato dos seus dentes e ainda pode fazer um teste, onde irá conseguir identificar bem qual o melhor modelo pra você utilizar.

Mas, além de usar, é importante saber passar de forma correta o fio e a fita dental. Os dentistas alertam que muitos pacientes fazem o uso indevido do fio e da fita dental. Em vez de ajudar, acabam machucando a gengiva.

Por isso, seja delicado e passe o fio ou fita com calma e de preferência olhando para um espelho para conseguir captar bem o movimento. Se houver muito sangramento enquanto você passar o fio ou a fita, é porque faz tempo que não passa naquela região do dente e precisa passar com mais cuidado. Não deixe de usar o fio ou a fita e lembre-se que a escolha vai ser de acordo com o formato dos seus dentes.

Share