X
Menu
X

Qual o procedimento do clareamento dentário?

Procedimento do clareamento dentário

O clareamento dental surge como uma opção para quem quer melhorar o sorriso, tratando dentes amarelados, manchados ou escuros. O clareamento tem o poder de fazer profundas transformações psicológicas, melhorando a autoestima e a confiança das pessoas.

A técnica de clareamento dental ganhou bastante popularidade nos últimos tempos, tanto pelo aumento pela busca por dentes perfeitos, bem alinhados e brancos, quanto pelas novas tecnologias e acessibilidade ao cliente. Começou com o tratamento caseiro, no final dos anos 80,  o método em que se usa a moldeira com um agente clareador. É prática e eficaz, apesar de, atualmente, existir outra forma de clareamento, o realizado no consultório, o clareamento a laser.

Como é o procedimento do clareamento dentário

O clareamento caseiro

Neste tipo de clareamento, o profissional mandará confeccionar uma moldeira, que servirá para o paciente usar por algumas horas diárias, com o gel clareador. A moldeira é feita sob medida e será usada durante três ou quatro semanas, por aproximadamente quatro horas diárias, de acordo com a instrução do dentista.

Vantagens e desvantagens do método

O clareamento caseiro é de fácil aplicação, tem um custo mais baixo se comparado ao tratamento a laser e proporciona um ótimo resultado.

Como desvantagens o que se pode citar é uma maior incidência de sensibilidade, já que o paciente fica mais tempo com o gel clareador, um tempo maior de restrição alimentar e se o paciente errar na quantidade do gel, pode ter alguns problemas na gengiva – nada muito grave, mas que certamente incomodam um pouco.

O clareamento a laser

Neste procedimento, o dentista usa um equipamento que tem uma ponteira de luz (led ou um – ou mais – pontos de laser). Essas luzes são responsáveis por ativar a acelerar a reação que o gel clareador promove.

Vantagens e desvantagens do método

Como vantagens, há o fato de ser mais fácil para o dentista definir e controlar as áreas onde o gel vai atuar, é uma sessão única e o tempo de restrição alimentar é menor do que o clareamento caseiro exige.

Como desvantagem está o fato de que pode ser preciso mais de uma aplicação, a sessão dura aproximadamente 1h30 e o custo é mais elevado. Mas, se considerarmos bem, essas desvantagens podem ser rebatidas, uma vez que trata-se de um investimento, estético e de saúde e o tempo que se fica na cadeira do dentista é fácil de administrar.

Lembrando que as duas técnicas podem ser associadas – uma sessão e 7 a 10 dias com a moldeira. Outro ponto importante é que seja consultado um profissional para efetuar os procedimentos e que suas orientações sejam seguidas à risca.

Share