X
Menu
X

Qual o significado da boca seca?

Significado da boca seca

A Boca seca é também conhecida como Xerostomia (xeros = seco, stoma= boca), assialia (a = sem; sialia = saliva), hipossalivação , hipossialia (hipo = diminuição; sialia = saliva), secura da boca ou ainda, secura bucal. Ela é um sintoma que pode ou não estar relacionado à falta de saliva, ou seja, nem sempre a boca seca indica uma real falta ou diminuição na produção de saliva.

Alguns sintomas da boca seca são: mau hálito, saliva mais viscosa, alteração do paladar, secura da boca e garganta.

Pessoas com boca seca devem tomar os mesmos cuidados, que outras pessoas: escovação de no mínimo três vezes ao dia, uso de fio dentale a ingestão de água durante o dia. Deve, também procurar não respirar pela boca, para aliviar a sensação de sucura na boa.

O que causa a boca seca?

Um dos maiores causadores da boca seca é  o uso de medicamentos, principalmente quando se faz um tratamento como o do câncer.

Outros tratamentos como a quimioterapia e radioterapia também podem levar à boca seca. A aplicação de radiação na cabeça, faz com que as glândulas salivares irradiadas produzam pouca ou nenhuma secreção salivar, o que acaba ocasionando a boca seca.

Por outro lado, quando uma pessoa se queixa de boca seca, sem estar realizando qualquer um dos tratamentos mencionados acima, deve verificar se não esta com insuficiência de vitamina A e B2. É importante  consumir alimentos que contém estas vitaminas, para diminuir o desconforto da boca seca.

O que fazer quando estiver com a boca seca?

Enquanto estiver com a boca seca não se esqueça de ingerir bastante água. Se o desconforto for muito grande em caso de tratamentos, , converse com seu médico para ele alterar a respectiva dosagem.

Outra medida a ser tomada pelo seu médico é a ingestão de pilocarpina, um medicamento que ajuda a estimular a produção de saliva. Os antissépticos orais também são indicados e ajudam a diminuir a sensação de boca seca.

O importante é sempre consultar o médico se estiver fazendo uso de medicação ou tratamento e con
versar com seu dentista
sobre este problema. Não tente soluções caseiras e continue fazendo a sua higiene bucal.

 

Share