X
Menu
X

Saiba tudo sobre lentes de contato dental

Grande sucesso entre as celebridades, as lentes de contato dental são uma forma rápida e eficiente de se obter um sorriso perfeito. De material fino e ultra resistente, as facetas dentárias são consideradas um tratamento estético e indicadas para quem possui um sorriso com manchas, trincados ou até mesmo espaços entre os dentes.

Também conhecidas como facetas de porcelana, seu resultado é muito natural. No entanto, o tratamento é irreversível, e por isso pede uma decisão racional por parte do paciente. Para que o paciente possa decidir de forma assertiva sobre o procedimento, precisa ter as informações corretas sobre os tipos de facetas, seu custo e a melhor maneira de cuidar delas.

Lente de contato dental ou faceta de porcelana?

Embora muito semelhantes e com a mesma finalidade, existem algumas diferenças entre elas.

De acordo com a Academia Americana da Odontologia Cosmética (AACD), uma faceta é uma “peça fina de porcelana usada para recriar a aparência natural dos dentes, ao mesmo tempo em que fornece força e elasticidade comparável ao esmalte do dente natural.” Elas são moldadas para acompanhar o contorno dos dentes e coladas ao esmalte natural durante vários procedimentos de consultório.

De espessura ultra fina, que varia entre 0,2 e 0,4mm, as lentes de contato dental são indicadas para pequenos reparos no sorriso, como dentes curtos, diastema (espaço entre os dentes), desalinhamento, entre outros. As lentes são coladas sem a necessidade de muito desgaste nos dentes naturais e, por muitas vezes, sem precisar de anestesia.

As lentes de contato dentais possuem uma série de benefícios:

– Rapidez de tratamento, que leva, em média, três consultas;

– Baixa manutenção;

– Longevidade da técnica, que costuma durar de 10 a 15 anos;

– Pode melhorar as funções fonéticas e de mastigação;

– Anatomia bucal mais correta.

Conheça os tipos de faceta dental

Atualmente, existem três tipos de facetas dentais no mercado, cada qual com suas características:

 

  • Faceta de porcelana ou cerâmica: são feitas em laboratório por meio de um molde da boca do paciente. Para ser aplicado, o dente natural sofre um leve desgaste para que se consiga aderência. É o tipo de restauração mais durável e esteticamente mais perfeita.
  • Facetas de resina: também conhecidas como facetas de resina ou facetas de acrílico, é um método mais simples e econômico de restauração dental. Quando há um dano, o reparo com esse produto costuma ser mais rápido – no entanto, menos duradouro.
  • Lente de contato dental: a faceta laminada ultrafina não exige muito desgaste e, por ser translúcida, consegue o efeito mais natural de todos os tipos de restauração.

Como é feito?

Inicialmente é feito um estudo da face do paciente. Os moldes são enviados para o laboratório onde são confeccionadas as lentes de contato dental, para então serem fixadas nos dentes. O trabalho precisa de reavaliações constantes, mas sua manutenção consiste apenas em uma higienização adequada.

Elas imitam perfeitamente a cor, textura e transparência natural dos dentes. Na maioria das vezes é impossível identificar a diferença entre os dentes naturais e os com lentes de contato. Elas são muito duráveis e resistentes, não perdem a cor mesmo depois de anos.

Cuidados essenciais com sua faceta de porcelana

A limpeza deve ser feita da mesma forma que antes: escovação após as refeições e uso de fio dental uma vez ao dia. Creme dental e flúor ajudam a remover resíduos alimentares e a placa bacteriana. De qualquer forma, o dentista deve indicar produtos específicos que podem ajudar a manter a durabilidade das mesmas.

Tenha em mente que as facetas terão de ser substituídas em algum momento, independentemente da forma com as quais são cuidadas. A perfeita higienização bucal ajudará a prolongar a vida útil das facetas.

Se você se decidir pelas facetas, deverá consultar o dentista e certificar-se de ter compreendido todo o processo. Um belo sorriso faz a pessoa se sentir melhor e pode aumentar sua confiança e seu bem-estar.

Preencha o formulário agende sua consulta, ou ligue e marque uma avaliação com um de nossos especialistas, sem compromisso, e tire todas as suas dúvidas.

You Might Also Liked