Você sabe o que é xerostomia?

Xerostomia ou boca seca é um sintoma associado a baixa ou nenhuma produção de saliva pelas glândulas salivares. A síndrome da boca seca pode ser um fator fisiológico ou indicar alguma doença sistêmica, acelerando o aparecimento de cáries, infecções bucais e a gengivite. Segundo o Instituto norte americano de Pesquisa Dental e Craniofacial a inflamação na gengiva é a principal causa da perda dos dentes.

Como diferenciar um problema de boca seca por falta da produção de saliva e a boca estar seca por um dia mais quente ou por algum alimento que causou a diminuição da saliva? É necessário prestar atenção em como irá passar o dia, caso persista é bom consultar um dentista para tirar a dúvida.

Xerostomia, a sensação da Boca Seca

A sensação de boca seca é provocada por diversos fatores, como por exemplo, a desidratação, o ronco e respirar pela boca, ter uma má higiene bucal, fazer uso do cigarro e do álcool, nos discursos quando existem falas longas é quando ocorre a queda expressiva ou mesmo a interrupção na produção de saliva.

Nesses casos, a boca seca pode ser sinal de doenças nas glândulas salivares, de diabetes mellitus ou da síndrome de Sjögren. Existe também a possibilidade de ser efeito colateral de certos medicamentos, como os antidepressivos, os antialérgicos, os diuréticos ou os anti-hipertensivos, da radioterapia na região da cabeça e do pescoço, do envelhecimento e de estresse. Idosos correm risco mais alto de desenvolver boca seca.

Sintomas

Dificuldade para engolir, sensação de ardência ou dor na língua, lábios secos e rachados, aparecimento de mais cáries dentárias, presença de saburra, a placa bacteriana que se forma na língua, mau hálito, irritação na garganta, feridas nos cantos da boca, fissura nos lábios, rouquidão, secura nas vias nasais e dificuldade para falar e engolir.

Tratamento

O tratamento está diretamente relacionado com o distúrbio, contudo é necessário que alguns procedimentos sejam realizados como uma boa escovação, evitar o consumo de bebidas alcoólicas e alimentos condimentados, não fumar, beber dois litros de água e incluir alguns alimentos em sua dieta como a melancia, abacaxi, melão, pepino, tomate, alface, morango, acerola e uva.