5 sinais de que você precisa usar um Aparelho Dentário

Quando os problemas ortodônticos não são tratados adequadamente, podem ter um impacto negativo na sua saúde oral. É muito importante ter uma análise precisa dos  problemas ortodônticos, especialmente em crianças. Assim será possível determinar quando usar aparelho ortodôntico, se alguma ação deverá ser tomada agora ou somente no futuro.

Reveja os 5 sinais de que você pode precisar usar aparelhos ortodônticos.

1. Dentes Encavalados e Tortos

Um dos sinais mais evidentes de que você precisa usar aparelho é quando possui dentes tortos ou encavalados. Dentes encavalados ou tortos não apenas representam um problema estético, mas podem facilitar o acúmulo de restos de alimentos. Isto pode  levar ao aparecimento de cáries, gengivite, doença periodontal, mau hálito, e pode afetar negativamente a autoestima.

1. Espaços entre os dentes

Espaços entre os dentes na parte superior muitas vezes indicam que a mandíbula inferior não estão se encaixando corretamente, uma condição referida como má oclusão. As causas podem ser variadas, desde genética, o máu hábito de chupar o dedo, má formação de tecido boca, ou outras condições. Estes espaços deixam o tecido da gengiva entre os dentes expostos, o que aumenta  o risco que sejam afetados  pela placa bacteriana, inflamação e infecção. Esse é um dos sinais de quando usar aparelho ortodôntico.

1. Problemas de mordida

Quando nos referimos à sua “mordida” estamos nos referindo à forma como seus dentes dentes superiores e inferiores se encontram e interagem quando a boca está fechada. A mordida inadequada pode causar um desgaste irregular dos seus dentes, problemas de mandíbula e dores de cabeça crônicas. Além disso, o bom desenvolvimento da fala pode ser impedida quando sua mordida não está funcionando corretamente.

1. Dor na mandíbula

Dores na mandíbula e dores de cabeça são o resultado de uma mordida muitas vezes desalinhada. Quando o mecanismo de articulação que liga o maxilar superior e inferior não está funcionando corretamente, você pode sentir dores na sua articulação da mandíbula e nos músculos, no movimento da mandíbula que controlam.

1. Mastigar, dificuldade em falar, roncos

Casos graves de má formação podem afetar a forma de  mastigar, falar e engolir. Dificuldades na fala ou na pronúncia de certas palavras podem indicar a necessidade de um aparelho ortodôntico. Os aparelhos ortodônticos tem como finalidade facilitar a mastigação. Ao corrigir o problemas de alinhamento dos dentes ou da arcada, conseguem melhorar a respiração consideravelmente, reduzindo inclusive os roncos nas madrugadas.  Todos estes problemas podem ser o resultado de uma mordida desalinhada.