Como se cura a pulpite?
Existem dois tipos de pulpites: a transitória e a necrosada. Para as duas existem tratamento e, consequentemente, a cura da dor que essa doença traz à sua boca. Você já conhece a estrutura do seu dente? Veja essa imagem
Percebe que existem vasos sanguíneos dentro da polpa? E são eles que causam a pulpite quando são agredidos. O dente é um órgão como outro qualquer no nosso organismo, ele possui um sistema nervoso central que ao contato com qualquer agente infeccioso se expande e dentro dele acontece uma vasodilatação, essa vasodilatação é tratada com anti-inflamatórios.
Quando essa vasodilatação não é tratada, logo pode ocorrer a morte da polpa, chamamos de necrose pulpar. É quando a polpa sem alimento e oxigênio vai se degenerando e acaba necrosando.
Essa doença causa desconforto em contato com o alimento quente ou frio, dores de cabeça e no dente. Se não for tratada corretamente pode causar a perda da dentição.
Como tratar um dente com pulpite?
Primeiramente você precisa procurar um endodontista, esse profissional é especializado no estudo da polpa dentária e, sendo especialista, ele pode tratar aos primeiros sintomas.
A cárie é um dos fatores que causam a pulpite. Se caso o paciente está com uma carie mais profunda, é necessário fazer canal. Sim, muitas pessoas têm pavor da broca, daquele aparelho que faz o barulho irritante, e por conta disso não vão fazer check-up semestral ou não vão quando estão com dores, deixando piorar, causando mais problemas na dentição.
Fora isso, pessoas com bruxismo, abrasão, atrição e erosão podem apresentar pulpismo. Cada caso é um caso, é preciso verificar a causa e tratar. Com a medicação correta o dente volta a ser saudável. Caso ocorra a necrose, existem mecanismos para restauração do dente.
Para manter a sua boca saudável é necessário ter uma alimentação saudável, uma boa escovação e consultar periodicamente seu dentista.
Fiz uma restauração e quando o dentista estava fazendo o acabamento o dono do consultório com pressa fez no lugar da profissional e ainda com a boca anestesiada ele empurrou a prótese de um jeito que afastou a gengiva, desde então fiquei com sensibilidade e agora estou com púlpite, não aguento de tanta dor! Estou tomando advil de 8 em 8 horas a um dia mais não vejo melhora, o que faço? Me ajude por favor!