Dúvidas frequentes sobre tratamento de canal
A maioria das dores de dentes poderiam ser evitadas com uma boa escovação, contudo não é sempre que a saúde dos dentes estão em ordem. Por isso uma visita regular ao dentista é uma dica muito importante. Um dos males que a má escovação causa é cárie e se não tratada no início será necessário fazer um tratamento de canal.
Esse tratamento é a opção ideal para salvar um dente que ficou comprometido. É feito quando a polpa está infeccionada ou até mesmo morta. Ela pode infeccionar por causa de uma cárie profunda, fratura ou trinca no dente que permita a penetração de bactérias. Dependendo da gravidade, o tratamento pode ser feito em apenas uma visita.
Sintomas
É imprescindível lembrar que nem toda dor de dente é sintoma para o tratamento de canal. Contudo, existem alguns tipos de dores que chamam mais atenção:
Cáries profundas afetando a polpa do dente;
Traumas;
Dores com alimentos e bebidas frias e quentes;
Dores latejantes;
Dores mais severas que não passam com medicamentos;
Cavidades abertas.
Como é realizado o tratamento de canal
Primeiramente é preciso anestesiar a área que será trabalhada. Em seguida é feita uma abertura na parte superior do dente para observar a polpa que está infeccionada, danificada, ou morta e que será removida.
O espaço pulpar e os canais presentes nas raízes são esvaziados, alargados e limados. Depois são preenchidos com material obturador.
Se for necessário mais de uma visita ao consultório, o dente será vedado e preenchido com uma restauração temporária para depois ser feita a conclusão do trabalho com a restauração permanente.
Já na etapa final quando está instalando a restauração sobre o dente para protegê-lo, é hora de aplicar uma aparência mais natural e restaurar o seu formato.
O dente fica sensível por alguns dias. À medida que a inflamação diminui e o dente volta a se recuperar, os sintomas irão desaparecer.
Por isso a visita preventiva ao dentista é importante. Quanto mais rápido se descobre os problemas, mais rápido será resolvido e com menor dor possível.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!