Aparelho ortodôntico: Quais os sinais de que você precisa usar?

O que é Aparelho Dentário Fixo

O aparelho ortodôntico pode ser uma necessidade em pacientes de todas as idades. É normal que o primeiro pensamento relacione o uso desses aparelhos ao alinhamento dos dentes. De fato, esse é um dos casos mais comuns, mas há muitos outros!

Essas peças têm efeito corretivo na maioria das vezes, trazendo uma maior harmonia para a arcada dentária e um sorriso ainda mais bonito. Se você não sabe se precisa usar aparelhos nos dentes, mostraremos alguns indícios.

Problemas com a mordida

A mordida é uma das ações que prejudica completamente a mastigação, caso apresente problemas. O paciente pode ter diferentes erros de mastigação:

  • Mordida aberta: quando há um espaçamento entre os dentes anteriores superiores e inferiores;
  • Mordida profunda: é a chamada sobremordida, quando os dentes superiores cobrem os dentes inferiores na hora da mastigação;
  • Mordida cruzada anterior: quando os dentes anteriores inferiores ficam atrás dos dentes inferiores;
  • Mordida cruzada posterior: quando os dentes posteriores superiores ficam para dentro dos dentes inferiores;

A mordida que não é corrigida com aparelho ortodôntico, pode também causar o desgaste nos dentes do paciente.

Dentes tortos

Esse é o sinal mais comum que você precisa de aparelho ortodôntico. Além de afetar a sua aparência, os dentes tortos também podem esconder diversos outros problemas de saúde bucal.

São diversos tipos de maloclusões, mas as mais comuns são o apinhamento dos dentes ou dentes encavalados e o diastema.  O primeiro tipo é quando os dentes crescem muito próximos, muitas vezes se sobrepondo uns sobre os outros. Já no segundo caso, há o espaçamento exagerado entre um dente em outro.

Além de também prejudicar a sua mastigação, esse problema ainda é um fator que contribui bastante para o surgimento de problemas dentários, como as cáries e as doenças periodontais.

Bruxismo

O Bruxismo também pode levar à necessidade de um aparelho ortodôntico. O ranger dos dentes causa um desgaste no osso e um desequilíbrio na mandíbula. Nem sempre o dente aparentará ser torto, mas o problema existe e precisa ser tratado.

É preciso um diagnóstico correto e um tratamento interdisciplinar que inclui o acompanhamento odontológico e o uso de aparelho nos dentes, certamente.

Mandíbula desalinhada

Alguns dos problemas que listamos acima também são responsáveis pelo desalinhamento da mandíbula. Contudo, existem pacientes que possuem essa característica naturalmente e precisam tratar com o aparelho ortodôntico.

A ortodontia considera uma mandíbula sem alinhamento quando o centro da arcada dentária superior e o centro da arcada dentária inferior não estão alinhados. As arcadas podem ser desiguais no tamanho, na lateral ou na frontal, dependendo de cada caso.

Qual o primeiro passo para usar aparelho ortodôntico?

É importante uma avaliação precisa com seu dentista. Procure um profissional especialista em Ortodontia para seguir com todo o tratamento. Você passará por alguns exames clínicos e, possivelmente, de laboratórios.

Esse profissional também orientará sobre os variados tipos de aparelhos dentários e qual o mais indicado para seu caso.

Agora que você descobriu mais sobre o uso de aparelho ortodôntico, o que acha de marcar uma avaliação sem compromisso para analisar seus dentes? Preencha nosso formulário online ou envie uma mensagem para nossa equipe!

 

Preencha o formulário agende sua consulta, ou ligue e marque uma avaliação com um de nossos especialistas, sem compromisso, e tire todas as suas dúvidas.