Como é feita a higiene do protocolo dentário
O protocolo dentário é um tipo de prótese fixa usada para substituição total dos dentes da boca. O seu resultado é muito natural e eficiente, mas esse tipo de próteses necessita de cuidados especiais para sua manutenção, bem como uma higiene oral adequada.
Dessa forma, a prótese ganhará durabilidade, e diversos problemas associados ao acúmulo de impurezas na prótese podem ser evitados, como cáries, por exemplo.
Como higienizar a sua prótese dentária fixa do tipo protocolo
O protocolo dentário é instalado na boca do paciente sobre implantes metálicos, e fixado com parafusos através de uma placa. Uma gengiva artificial é colocada juntamente com os dentes, feita do mesmo material, e ela é responsável pelo maior dilema entre dentista e paciente, no que diz respeito a colocação desse tipo de prótese.
Isso porque os pacientes querem que o espaço entre a prótese e a gengiva seja o menor possível, pois eles tem medo de que a prótese apareça no sorriso forçado, ou que o resultado final não fique natural, por exemplo.
Mas isso não ocorre, e o resultado é sempre muito natural. Acontece que certo espaço entre a prótese e a gengiva é necessário para a correta higienização do protocolo dentário.
A higienização é muito importante para a conservação da prótese e para a manutenção da saúde bucal, e pode ser feita de três formas principais:
- Através de escovas de dente próprias e específicas para esse fim, chamadas de escovas interdentais. Elas são pequenas e conseguem entrar nos espaços entre os implantes e a prótese, para retirar o excesso de alimento ali acumulado.
- Através do uso do fio dental: quando os espaços entre os implantes e a prótese são menores, o uso do fio dental é fundamental, para retirada de excesso de alimentos e evitar a formação de placas bacteriana. Existem fios dentais específicos para a limpeza de protocolos dentários.
- Através do uso de sistemas de irrigação, ou aparelhos portáteis de limpeza, que geram jatos de água. Eles são eficientes e fáceis de usar, removendo restos de alimentos e evitando a formação de placas.
Além da manutenção de uma boa higiene oral, uma visita ao dentista deve ser feita pelo menos a cada seis meses, para manutenção da prótese. Assim você garante que ela vá durar mais e fique sempre bonita!