Alimentos que devem ser evitados por quem usa aparelho dentário
Os aparelhos dentários fixos são recomendados para casos mais graves, quando usar aparelho ortodôntico móvel não é suficiente para realizar as reparações necessárias.
Ele é utilizado durante 24 horas por dia e não sofre interferências do paciente durante o tratamento, o que garante uma eficácia maior e mais rápida. Os aparelhos ortodônticos fixos são formados por algumas peças, que juntas exercem uma força sobre os dentes, fazendo com que eles se movimentem para o local desejado.
Os braquetes, o arco e os acessórios que compõem o aparelho, apesar de serem bem colocados, são um dos motivos de preocupação para quem precisa usá-los. Os pacientes geralmente tem dúvidas sobre o tempo necessário do tratamento, o jeito certo de realizar a escovação e quais alimentos exigem um cuidado especial para não danificar nenhum braquete ou fio metálico.
Não existem restrições específicas de alimentos para quem usa o aparelho dentário fixo, mas é importante comer do jeito certo e evitar algumas comidas.
Alimentos que devem ser evitados:
Alimentos muito duros, como pipoca, pirulito e amendoim, que podem danificar o aparelho e ficarem presos em alguma peça, o que é prejudicial para a saúde e higiene do dente;
Frutas: Não tente cortá-las inteiras com os dentes, porque o risco de quebrar alguma parte do aparelho é grande. Então corte as frutas em pedaços;
Alimentos que grudam nos dentes, como chicletes, balas e doces em geral. Evitar açúcar em excesso, tanto em doces quanto em refrigerantes.
Algumas atitudes também são importantes durante a alimentação, por isso coma devagar e corte o alimento em pequenos pedaços. Usar sempre o fio dental, escovar os dentes da maneira correta, principalmente após as refeições, ir regularmente ao dentista para a manutenção do aparelho dentário e usar os elásticos do jeito certo fazem toda a diferença durante o tratamento.