Como é realizado o protocolo dentário?
O protocolo dentário é um tipo de prótese dentária fixa, utilizado em pacientes que perderam todos os dentes da boca, de forma a restaurar seu sorriso, a estética da boca, e todas as suas funcionalidades, como a fala e a mastigação.
O protocolo é composto normalmente por 12 dentes feitos de resina ou mais comumente de cerâmica. São presos em uma estrutura de metal muito forte, que é fixada na arcada dentária do paciente através de parafusos de metal.
Como funciona o procedimento
A colocação do protocole dentário é um procedimento especializado e complexo, que envolve técnica e muitos passos para a sua correta realização. Portanto, deve ser feito por um dentista especializado e experiente no procedimento.
A primeira etapa do procedimento é a colocação dos implantes dentários. O número de implantes colocados vai depender de inúmeros fatores, dentre eles o tamanho da boca do paciente, a qualidade e a saúde dos seus ossos, o tamanho da prótese e a quantidade de dentes nela contida, dentre outros.
Após a colocação do implante, que é feito de titânio, material ultra resistente e totalmente seguro, o protocolo dental é fixado na boca do paciente através de parafusos. Esses parafusos podem ser afrouxados pelo dentista no futuro para reparos ou retirada total da prótese, caso necessário.
Uma gengiva artificial, também feita de resina, é colocada juntamente com os dentes, para cobrir a barra de ferro da prótese, mas ela não cobre completamente a gengiva natural do paciente. Mesmo assim, nenhuma parte do implante da prótese ou da gengiva aparece quando o paciente sorri, garantindo a naturalidade do protocolo dental.
Depois de implantado o protocolo dental, o paciente deve realizar visitas regulares ao dentista para manutenção e manter uma higiene bucal adequada, para garantir a durabilidade do seu novo sorriso.