Como o clareamento dental ajuda na sua saúde bucal?

Um dente pode ficar amarelado ou acinzentado por diversos motivos, como idade, alimentação, utilização de medicamentos, formação de placa bacteriana, traumas e lesões. No entanto, existem técnicas de clareamento dental que ajudam a devolver a cor original do dente preservando o seu esmalte. Além do ganho estético, o clareamento dental pode ainda trazer diversos outros benefícios à sua saúde bucal. Confira abaixo algumas das maiores vantagens do clareamento dentário.

O que é clareamento dental?

O clareamento é um método que através da aplicação de produtos químicos, remove manchas nos dentes, devolvendo a eles a sua cor original, sem prejudicar o seu esmalte. Pela grande diferença estética que ele proporciona, o clareamento dental é um dos procedimentos mais procurados nos consultórios odontológicos hoje em dia.

Além da estética, quais são os principais benefícios do clareamento dental?

Muitos dos fatores que causam manchas nos dentes também podem causar prejuízos, que é o caso do tártaro, ou a formação de placas bacterianas, que dão um aspecto amarelado ao dente e podem até mesmo causar mau hálito. Essas placas são o princípio para o desenvolvimento de cáries, pois, através de sua acidez, corroem lentamente o esmalte dos dentes, deixando-os mais frágeis e sensíveis, além do aspecto amarelado.

Um tratamento de clareamento dentário irá, por sua vez, remover essas placas dentárias, deixando o esmalte do seu dente livre da acidez que elas provocam. Essa remoção, por si só, já traz imensos benefícios à saúde bucal, pois elimina a raiz de vários outros problemas, como as cáries e o mau hálito.

Outro benefício secundário do clareamento dental se dá na manutenção dos resultados do tratamento. Após clarear os dentes, o paciente precisará desenvolver ou modificar alguns hábitos para manter os resultados por mais tempo. Precisará então de uma boa manutenção da saúde bucal e evitar certos alimentos ácidos, como refrigerantes, café em excesso e, principalmente, o fumo.