Em quais casos são necessários o uso de aparelho ortodôntico?
Você conhece alguém que utiliza aparelho ortodôntico? Cada vez mais, pacientes de todas as idades passam por esse tratamento. Saiba que nem sempre é uma questão estética.
É comum que as pessoas pensem que o uso de aparelho seja apenas para pessoas que tenham dentes tortos. De fato, o maior volume de pacientes acontece nestes casos.
Os motivos variam bastante e podem ser justificados pela idade, saúde, estética e outras razões. Se você está se perguntando se deve ou não usar aparelho nos dentes, o que acha de conferir nosso post? Contamos quais são as principais indicações. Descubra se você se encaixa nessa lista!
Casos preventivos
Ainda criança é possível identificar os casos de pacientes com má formação dentária. Desde cedo também é indicado o uso de aparelhos dentários e você deve procurar um dentista para iniciar o tratamento.
Os casos preventivos para uso de aparelho ortodôntico são para aqueles pacientes que já passaram por um dentista e identificaram um possível problema. O aparelho não será colocado involuntariamente e sem a real necessidade.
Uso interceptativo
Encaixam-se aqui, os pacientes que estão com má-oclusão ou outra má formação diagnosticada, mas ainda no início do problema. Nesse caso, eles precisam usar aparelho ortodôntico para não piorar o quadro ainda mais.
O dentista realiza um acompanhamento e tratamento paralelo e coloca o aparelho para conter o problema e evitar o surgimento de outros mais acentuados.
Uso corretivo de aparelho ortodôntico
Como o nome já indica, o uso do aparelho dental agora, tem o objetivo de corrigir os problemas dentários do paciente. Aqueles que apresentam má oclusão nos dentes encaixam-se entre os mais comuns para o uso corretivo de aparelho ortodôntico.
Esse encaixe incorreto dos dentes acontece em três classes e, dependendo de cada caso, o paciente pode precisar de um aparelho diferente, com mais ou menos complexidade.
Uso pré-protético
Pessoas que precisam de implantes ou próteses dentárias também podem receber a indicação para o uso de aparelho nos dentes. Acontece que, nesse caso, o aparelho movimenta toda a arcada, de forma que ela crie o espaço necessário para receber o implantado.
São casos onde o paciente perdeu o dente natural, não optou pelo implante de início e teve a posição dos dentes vizinhos afetados.
Uso orto-cirúrgico
São os casos mais sérios para o uso de aparelho dentário. Geralmente são pacientes com má formação dos dentes em graus mais elevados e que, por esse motivo, precisam de cirurgia.
Os aparelhos dentários vêm como opção de alterar toda a base óssea da boca, de forma que os dentes possam ser tratados mais corretamente e na perfeição que precisam.
Agora conta para nós. Você acha que precisa usar aparelho dentário? Se ainda tem dúvidas, nós indicamos a leitura de outro post aqui do blog que fala quando iniciar o tratamento e quais os tipos de aparelhos existem. Se ficou ainda alguma dúvida, entra em contato com a nossa equipe!
Preencha o formulário orçamento online, ou ligue e marque uma avaliação com um de nossos especialistas, sem compromisso, e tire todas as suas dúvidas.