Implante dentário quebrou, e agora?

Implante dentário quebrou, e agora?Os implantes dentários são estruturas de metal encaixadas cirurgicamente no osso maxilar para substituir as raízes dentárias. Assim que colocados, eles permitem os dentistas colocar dentes substitutos sobre eles. Sua colocação é bastante simples, além de serem suportes estáveis para a colocação de dentes artificiais, uma vez que estão ligados diretamente ao osso. Apesar de ser uma técnica mais cara, muitas pessoas preferem a colocação de implantes dentários pelo fato de não se adaptarem direito a próteses comuns, sentindo muitas dores e outras complicações. Os implantes, por sua vez, não sofrem corrosão e nem apresentam rejeição imunológica do corpo.

No que concerne a dor, uma das grandes vantagens da colocação de um implante dentário é que, pelo fato de a raiz natural do dente ter sido substituída por um suporte metálico em titânio, não haverá complicações maiores na gengiva e, consequentemente, as possibilidades de dor sofridas pelo paciente se limitam a problemas superficiais, que podem ser facilmente administrados com medicações. Portanto, após a colocação de um implante, o paciente não precisará se preocupar com grandes dores.

O que fazer se o implante quebrar?

Por toda a segurança que ele oferece, as chances de um implante se quebrar são ínfimas, chegando a no máximo 5% dos casos nos primeiros dois anos. Normalmente um implante dura muito tempo, ou até mesmo toda a vida de uma pessoa. O sucesso de um implante depende, portanto, da técnica cirúrgica e de uma boa recuperação e cicatrização antes da colocação de uma prótese.

Apesar de haver uma chance muito pequena, um implante dentário pode não dar certo, podendo ocorrer inflamação ou quebra do parafuso. Nesse caso ou em qualquer problema ou dores desproporcionais à sensibilidade da gengiva, deve-se procurar imediatamente o cirurgião que inseriu o implante. Assim ele poderá retirar a parte quebrada e analisar as possíveis causas do ocorrido, seja no momento da cirurgia ou do pós-operatório.