O que é odontologia estética?

Não é a toa que dizem que o sorriso é o nosso cartão de visitas. O sorriso é geralmente a primeira coisa que notamos em alguém, e ele pode dizer muito, muito mais que mil palavras.

Ter um sorriso bonito pode ser difícil, pois exige diversos cuidados. Muitas pessoas precisam inclusive compensar alguns fatores genéticos.

Felizmente podem contar hoje em dia com novos recursos disponíveis, para alcançar o sorriso dos seus sonhos.

O que é odontologia estética?

A odontologia estética é uma área da odontologia que tem por objetivo melhorar a aparência dos dentes e o sorriso das pessoas.
Ao se falar em odontologia estética, pensa-se logo em clareamento гидра dentário ou lentes de contato dentárias, que estão em voga atualmente. No entanto, a odontologia estética é muito mais que isso. Um profissional gabaritado, experiente e competente pode lhe ajudar a melhorar sua aparência, seu sorriso, e até mesmo sua auto-estima e confiança.

Casos que se beneficiam da odontologia cosmética

Se você tem o dente manchado, descolorido, opaco, desgastado, trincado, quebrado, desalinhado, torto, ou com espaços muito grandes entre um dente e outro, a odontologia estética pode te ajudar.
Um tratamento completo pode ser capaz de melhorar a aparência dos dentes e do sorriso através de diferentes procedimentos.
O tipo de procedimento indicado será decidido de acordo com as características dos seus dentes e de sua boca, em conjunto com seus objetivos e anseios, feito cuidadosamente e de forma personalizada pelo dentista estético.
É importante ressaltar que todos podem se beneficiar de um tratamento estético, e que qualquer passo na direção de um sorriso perfeito é válido.

Tipos de procedimentos odontológicos estéticos

Citaremos aqui alguns tipos de tratamentos e respectivas finalidades que estão inseridos na odontologia estética.

Branqueamento dentário:

O branqueamento dentário é uma das soluções mais simples e econômicas para aprimorar o seu sorriso. Ele pode ser feito inteiramente no consultório do dentista, ou em casa, após consulta com o dentista. A consulta é primordial. É importante não usar produtos sem a indicação de um profissional, pois produtos inadequados podem causar o efeito inverso, de escurecer os dentes, ou desgastá-los e quebrá-los.

Envernizamento dentário, ou lente de contato dentária:

O envernizamento dentário consiste na aplicação de finas camadas de porcelana ou resina sobre a face anterior dos dentes. Após a remoção de alguns poucos milímetros do esmalte do dente, essas camadas são coladas ao dente, sendo capazes de modificar seu tamanho, cor ou forma, melhorando a aparência do sorriso. Esse tipo de procedimento é chamado de “clareamento das estrelas”, e é muito requisitado pelos famosos atores de cinema ou de televisão.

Colagem dentária:

A colagem dentária consiste no processo de acoplagem de material durável, resistente e de coloração semelhante, aos seus dentes originais. Esta resina é aplicada sobre o dente e endurecida através da aplicação de laser.

Pode ser moldada e polida de acordo com a sua boca, e o dentista a manipula para que o formato fique o mais natural possível.

O objetivo desse tratamento é consertar dentes quebrados, trincados, desgastados ou mesmo caídos.

Coroa dentária:

A coroa ou capa dentária é capaz de restaurar ou mesmo substituir uma arcada dentária inteira. Aqui, o objetivo é restaurar a forma, o tamanho, a força e a aparência geral dos dentes danificados.

Elas podem ser usadas sobre apenas alguns ou todos os dentes da boca, e seguram os dentes no lugar, podendo disfarçar dentes tortos ou manchados.

As coroas podem ser feitas de porcelana, metal ou uma mistura dos dois materiais.

Obturações dentárias:

As obturações são feitas de ouro, porcelana, uma composição de materiais ou outros metais. Servem para preencher dentes perfurados, cáries ou estragados por algum motivo.

Elas preservam a maior quantidade do dente original possível, e podem ser uma alternativa às coroas.

Implantes dentários:

Os implantes dentários são substitutos para dentes faltantes, e podem ser de diversos materiais, desde titânio até porcelana. Primeiramente, uma raiz é inserida no local onde antes havia o dente perdido.

A medida que o osso da mandíbula vai cicatrizando, ele cresce ao redor dessa raiz, fixando-a no lugar e criando uma fundação forte para o implante dentário.

Os implantes podem ser de um único dente, de vários dentes, ou mesmo de toda uma arcada dentária.

Outras opções:

Outros tratamentos estéticos para o dentes incluem as pontes, as dentaduras, os aparelhos dentários, as cirurgias reparadoras de mandíbula, e muitos outros recursos capazes de melhorar a aparência dos dentes, melhorando sua coloração, alinhamento, forma e tamanho.

A odontologia estética está se tornando mais popular a cada dia, e diversas ferramentas e técnicas surgem a todo o momento, de forma a tornar o sonho dos dentes perfeitos cada vez mais real para um número cada vez maior de pessoas.
Antes de decidir por realizar um procedimento odontológico estético, no entanto, saiba de todos os benefícios, e dos cuidados necessários para a manutenção destes benefícios.

E, acima de tudo, procure um profissional experiente e capacitado para fazer seu sonho se tornar realidade.

Preencha o formulário agende sua consulta, ou ligue e marque uma avaliação com um de nossos especialistas, sem compromisso, e tire todas as suas dúvidas.