Prevenção de cáries

Como prevenir Caries

A cárie é a doença oral com maior incidência em adultos e crianças. A falta de higiene oral, a limpeza inadequada dos dentes, a adoção de hábitos alimentares ruins e a hereditariedade são aspectos que podem influenciar no surgimento desse problema.

Caso não seja feito o devido tratamento, a cárie pode provocar uma infecção na raiz. Nesse caso, o paciente poderá ser submetido a uma cirurgia, a tratamento de canal ou extração dos dentes. Atualmente, há três modalidades de cárie (coronária, radicular e recorrente).

Localizada nas superfícies de mastigação ou entre os dentes, a coronária é a mais comum. Com maior frequência nos idosos, a radicular acontece com a retração da gengivas que expõem as partes da raiz do dente. A recorrente afeta as coroas e as restaurações existentes.

Como se prevenir das Cáries

Quando são desenvolvidas embaixo da superfície do dente, as cáries apenas são detectadas pelo dentista. Com a produção de ácidos que corroem os dentes pelas bactérias, ocorrem a destruição do esmalte e o surgimento da cavidade da cárie. Para você evitar esse problema, siga abaixo as  recomendações valiosas e fáceis de serem atendidas.

– Agendar consultas periódicas com o dentista é uma maneira muito eficaz de prevenir e de tratar a doença;

–  Sempre use o fio dental durante a limpeza. Isso porque ele contribui para remover a placa entre os dentes e manter a gengiva em bom estado;

– É fundamental escovar os dentes depois de todas as refeições. Dessa forma, fica mais fácil retirar o biofilme oral que tem as bactérias causadoras da cárie;

–  Evite o consumo de açúcar, responsável por ajudar no surgimento das bactérias bucais;

– Ingerir bastante água ajuda a aumentar a salivação. Por equilibrar o ph da boca, a saliva é um enxaguante natural do organismo;

– Escovar os dentes antes de dormir é muito importante para a saúde bucal. Com a diminuição da salivação durante a noite, aumenta o número de bactérias;

–  Se perceber algum sintoma, procure tratar a xerostomia (boca seca). A incidência de cárie pode aumentar devido à falta de salivação por idade ou pós-tratamento.

–  Outra medida importante é tratar o bruxismo, responsável por provocar micro fissuras, onde a bactéria fica alojada para corroer o dente;

–  Caso seja fumante, procure tratar esse vício. O fumo provoca a queda na imunidade da flora oral, o que resulta no surgimento de doenças;

–  Os dentes e os ossos ficam enfraquecidos por causa de doenças sistêmicas (diabetes, doenças cardiovasculares, Mal de Alzheimer, entre outras). Nesse caso, a recomendação é visitar o dentista com mais frequência.

– Para ter bons resultados com a profilaxia e a limpeza dos dentes, também é indicado a aplicação de selantes (substâncias que podem aderir ao esmalte do dente e impendem o desenvolvimento das cáries). Essa medida tem excelentes resultados, principalmente, em crianças e adolescentes.

Sem dúvida, é necessário escolher um dentista para orientar e ajudar nos cuidados da saúde bucal de sua família. Como diz o ditado popular, prevenir é melhor do que remediar.